A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta segunda-feira (27) à aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. O imunizante é mais um reforço da vacinação que protege contra a cepa original do coronavírus e a subvariante Ômicron.
A campanha de vacinação será realizada de forma escalonada e os grupos prioritários foram divididos em cinco fases:
- Fase 1 – a partir do dia 27 de fevereiro:
Pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos com 12 anos ou mais; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais;
- Fase 2 – a partir do dia 6 de março:
Pessoas de 60 a 69 anos;
- Fase 3 – a partir do dia 20 de março:
Gestantes e puérperas;
- Fase 4 – a partir do dia 17 de abril:
Trabalhadores da saúde;
- Fase 5 – a partir do dia 17 de abril:
Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais; população privada de liberdade com 18 anos ou mais; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas de 12 a 17 anos; funcionários do sistema de privação de liberdade.
Para receber a bivalente, a Secretaria de Saúde explica que é preciso ter tomado pelo menos duas doses (esquema primário) da vacina monovalente, com um intervalo de pelo menos quatro meses desde a última aplicação.
A imunização pode ser feita nas Unidades Básicas de Saúde do município, conforme dias e horários da vacinação para Covid em cada UBS. O cronograma é disponibilizado no site da Prefeitura de Ubatuba.
A saúde ressalta ainda que para quem não faz parte dos grupos prioritários, a vacina monovalente continua sendo fundamental para o combate à Covid e ofertada a toda população a partir dos seis meses de idade.
PREFEITURA DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário