Estudos apontam que a maior parte dos incêndios florestais são causados pelo homem, de maneira acidental ou intencional, resultantes de ações como queimadas para fins agrícolas, queima de lixo, fogueiras e balões.
Com a chegada do inverno, que apresenta clima naturalmente mais frio e seco, os riscos de ocorrência de incêndios em matas e terrenos aumentam. O fogo em florestas, em especial, causa danos graves na flora e na fauna, degradando o solo.
Os incêndios florestais são considerados uma das maiores ameaças à biodiversidade e conservação ambiental, causando a morte de animais silvestres, prejudicando a vegetação, aumentando a poluição do ar, diminuindo a fertilidade do solo, além de apresentarem risco de acidentes de queimaduras com vítimas e afetarem a saúde da população.
De acordo com dados Estatísticos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, de junho a agosto de 2022, foram registrados 12 677 incêndios em vegetação – praticamente 50% do total de incêndios do ano todo (25.808).
Orientação
A orientação da Defesa Civil é de não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias e não fazer queimadas para limpar terreno ou eliminar resíduos diversos.
Quem provoca incêndio em mata ou floresta pode pegar prisão de dois a quatro anos e, ainda, pagar multa pelo crime ambiental previsto na Lei 9.605 /98. Qualquer cidadão pode denunciar o crime contra o meio ambiente tendo seu anonimato garantido. Se você tiver alguma denúncia sobre queimada, a Prefeitura de Ubatuba orienta o contato imediato com a Polícia Ambiental.
Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isolada, recomenda-se acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Balões
Com a chegada das festas juninas e julinas, é preciso ficar atento. Além das tradicionais fogueiras, é importante lembrar que a prática de soltar balões é considerada crime pela Lei de Crimes Ambientais Brasileira desde 1998. Não somente soltá-los, assim como a fabricação, comercialização e transporte são cabíveis de detenção e multa.
As consequências de um balão desgovernado vão desde incêndios em florestas, residências e indústrias até interferência no tráfego aéreo, principalmente para aeronaves de pequeno porte.
Crimes ambientais
Para ocorrências como desmatamento e queimadas, é necessário contatar a Polícia Militar Ambiental, o que pode ser feito pelo telefone 3832-2876.
Meio Ambiente
Ocorrências ambientais podem ser reportadas à Secretaria de Meio Ambiente que elabora relatórios e encaminha demandas para a Polícia Ambiental. Contato pelo e-mail meioambiente@ubatuba.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3833-2439.
PREFEITURA DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário