A UNESCO, em parceria com a Fundação Florestal, realizará a 4ª Jornada Participativa para a criação da IlhaMuseu, no dia 18 de agosto, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, a partir das 9h.
O evento reunirá representantes da sociedade e de comunidades tradicionais, bem como instituições locais de cultura, meio ambiente e outras relacionadas ao desenvolvimento do projeto.
A atividade integra o projeto voltado à valorização do patrimônio cultural e natural do Litoral Norte e às práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região com o propósito de estreitar o diálogo com atores da região, ouvir sugestões e ampliar parcerias.
As Jornadas Participativas têm como objetivo compartilhar informações e promover o diálogo com os atores do Litoral Norte que queiram participar das discussões sobre a missão, os objetivos e os valores do futuro museu. A iniciativa busca colher as propostas, sugestões e expectativas dos participantes, solucionar dúvidas e debater parcerias para o fortalecimento do projeto.
Sérgio Carvalho, secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, ressaltou o prestígio do projeto e destacou a disponibilidade da pasta em contribuir com a implantação do museu no Litoral Norte. “A Secretaria de Turismo enxerga com grande importância e relevância estar inserida em um projeto dessa magnitude capitaneada pelo UNESCO. E o mais importante é ter a comunidade como principal ator do processo de transformação deste que, com certeza, trará frutos tanto ambientais, econômicos, turísticos e sociais para toda a nossa comunidade”, conclui.
Inscrições devem ser realizadas no Link
Confira o cronograma do dia:
- 9h Café de boas-vindas e distribuição do Caderno 1 do projeto IlhaMuseu
- 9h30 – 10h10 Abertura Isabel de Paula, Coordenadora do Setor de Cultura, UNESCO
Tadeu Badaró, Promotor de Justiça, MPSP
Diego Hernandes, Diretor Litoral Norte, Fundação Florestal
Márcio Maciel, Prefeito de Ubatuba
- 10h10 – 12h Apresentação do projeto e estudos da IlhaMuseu
Isabel de Paula, Coordenadora de Cultura da UNESCO
Luis Sardá, Gerente Executivo do projeto IlhaMuseu
Gil Barbieri – Projeto Arquitetônico
Mário Domingos – Patrimônio Natural
Plácido Cali – Patrimônio Cultural
Luciano Candisani – Projeto Fotográfico Litoral Norte
- 12h – 13h pausa para almoço
- 13h – 13h15 Apresentação
Greciene Lopes – Educação e o IlhaMuseu
- 13h15 – 14h30 Histórias da comunidade
Greciene Lopes – Mediação
- 14h30 – 17h Contribuições da sociedade civil para o projeto IlhaMuseu
Tema: Considerando que o futuro museu estará dedicado ao
patrimônio cultural e natural do litoral Norte de SP, e às inter-
relações entre eles, o que gostariam de ver representado?
- Greciene Lopes – Mediação
Comentários da plateia e encaminhamentos
Sobre o Projeto IlhaMuseu
A IlhaMuseu, projeto desenvolvido pela UNESCO em parceria com a Fundação Florestal, prevê a criação de um museu na Ilha das Cabras, Ilhabela, com o intuito de valorizar os patrimônios cultural e natural do Litoral Norte, reconhecendo as práticas sustentáveis dos povos tradicionais da região. O projeto foi proposto pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) para devolver o acesso à Ilha das Cabras à população local, após cerca de 30 anos de ocupação irregular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário