segunda-feira, 21 de agosto de 2023

UBATUBA, A CAPITAL BRASILEIRA DO BIRDWATCHING, O AVISTAMENTO DE AVES

 


Com mais de 500 espécies, desde 2009, Ubatuba é considerada a capital brasileira de Birdwatching, o avistamento de aves.
A vegetação da Mata Atlântica e o Parque Estadual da Serra do Mar, com uma área de 360 mil hectares, oferecem aos praticantes da observação de aves um dos melhores biomas no mundo. De acordo com o Governo de São Paulo, são mais de 1.200 plantas catalogadas e mais de 1.360 espécies de animais, com diversos pássaros, incluindo aves marinhas que não se encontram em outras áreas de floresta no interior do país.
Um dos destaques é o Parque Estadual da Ilha Anchieta, com 828 hectares, 17 km de costa rochosa e sete praias, com trilhas repletas de boas observações. Entre as espécies estão: Anambezinho, Papa-Moscas-Estrela, Tapaculo Pintado, Gavião-pombo-pequeno, Cuiu-cuiú, Anambézinho, beija-flor-de-papo-branco, Araponga, entre outras.
Confira alguns locais para observação:
Centro Cambucá de Observação de Aves: Criado em parceria entre a Fundação Florestal (PESM – Núcleo Picinguaba) e a Prefeitura de Ubatuba possui uma área total que passa de 11 mil hectares.
Projeto DACNIS: Organização Não Governamental (Ong), sem fins lucrativos e com uma área de 131,6 hectares. São quase 300 tipos de aves, a maioria da Mata Atlântica.
Fazenda Angelim: Com quase 700 hectares de mata fica na Serra do Mar e tem muitas espécies vegetais. É um dos melhores locais para avistamento de aves.

FONTE : Radio Costa Azul FM 101.3
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário