terça-feira, 14 de novembro de 2023

HAN, O QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO?

 



A Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que no

 Brasil temos cerca de 28 milhões de pessoas com surdez. Muitos desconhecem essa tão importante informação, não procuram ajuda médica por não aceitarem a perda auditiva ou relacionarem problema sendo somente pela perda da capacidade total da audição. Isso reflete muito em nossa qualidade de vida, causando mais sofrimento do que a própria cegueira, segundo relato dos pacientes. Ainda lidamos com preconceito em relação ao problema tanto do próprio paciente que enfrenta a surdez como das pessoas na sociedade em que vivemos. Pode ser causa de depressão, isolamento social, bullying na mais idade e adolescência, marcando de forma muito negativa, criando estigmas e sofrimento.

 Além do envelhecimento natural que frequentemente é ignorado sendo maior causador da surdez, muitos pensam ser irreversível, desconhecem a possibilidade de intervenção, assim deixam de buscar por soluções ac problema naturaliza do o sofrimento é perdendo qualidade de vida e bem-estar.

 Neste sentido é fundamental abordarmos o assunto para ajudarmos a identificar a perda da audição. Vamos descrever aqui 9 sinais de surdez que alertam para existência desse processo que tem início gradativo.

 Mas afinal o que é surdez e quais os tipos de perda

 auditiva?

 Surdez é a perda da audição,

 pode ser parcial ou total que dificulta a compreensão e a comunicação verbal. Pode ocorrer por causas congênitas, por traumatismo, pre disposição genética ou doenças que afetem este órgão. Ainda pode ocorrer por uso de alguns medicamentos como antibióticos.

 Podemos classificar como: * Condutiva, que afeta as orelhas que é aparelho condutor do som externo até a orelha interna.

 * Neurossensorial, afeta o nervo da audição e orelha interna.

 Mista, alteração condutividade neurossensorial.

 Os graus de limiar auditivo é a perda em decibéis (dB) de acordo com a severidade segundo a OMS, conforme tabela em anexo.

 Conheça os 9 principais Sinais de surdez que podem identificar o proble ma o mais cedo

 edo poldade para se

 1.

 comunicar em lugares ruidoso como restaurantes, festas, shopping, entre outros. Dificulta a compreensão pois Sons do fundo se

 sobressaem.

 2. Pedido frequente para repetir que foi dito, dificuldade de comunicação, não entendimento da fala. A pessoa Ouve, mas não compreende as palavras.

 bndo

 3. Necessidade de leitura labial durante a conversa para ajudar na compreensão.

 4. Dificuldade para entender sons agudos, vozes femininas de crianças, sons da natureza, Como dos

 passarinhos.

 AUDIOGRAM

 Left Ear x Right Ear o

 Frequency in Hertz Hz

 Enfermeira Iris Netina Marins Gerente UBS Ipiranguinha Gestão em Saúde 5. Escuta de zumbido, não relacionado a nenhum estímulo sonoro externo. Podem ser contínuos causando estresse e

 desconforto.

 6. Intolerância Sons intensos, hipersensibilidade Sons altos, geralmnente tolerados por pessoas com audição normal.

 7. Dificuldade para ouvir aparelhos eletrônicos. A famosa televisão nas alturas, quando apresenta necessidade de aumentar o volume da

 da TV ou rádio. 8. Isolamento social devido dificuldade de audição,

 impacto na vida social levando a baixa autoestima. Isolamento para evitar constrangimento, perda do interesse em compartilhar sentimentos e pensamentos.

 9. Depressāão, devido limitaçāo em fazer coisas

 simples como ir ao cinema,

 reunir familiares, sensação de inutilidade, podem levar ao estado depressivo.

 É muito importante diagnóstico por um profissional especializado, pois existem soluções para quase todos os problemas auditivos desde aparelhos de alta tecnologia a implantes cocleares. Quanto antes o diagnóstico melhor o prognóstico e volta da qualidade de vida.

 A surdez é uma experiência difícil, imprescindível que as pessoas próximas fiquem atentas aos sinais busquem ajuda médica com o objetivo do tratamento melhor indicado a cada situação.

 A perda auditiva pode causar sérias consequências, principalmente às crianças e idosos. Fiquem alerta aos sinais da surdez e busquem avaliação médica, diagnóstico e conduta. Evite sempre automedicação. Um abraço a todos e saúde auditiva a nós!






IRÍS netina Marins - Gerente da UBS do Ipiranguina - Gestão Saúde

Fonte Jornal A  Cidade Ubatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário