O Quilombo Sertão Itamambuca inaugurou no mês de dezembro o turismo de base comunitária no local. Agora, os visitantes poderão conhecer a cultura e identidade quilombola por meio da gastronomia, artesanato, danças tradicionais e caminhadas em trilhas no território.
“A proposta promete se tornar uma das mais novas atrações de Ubatuba para quem busca conexão genuína com a natureza e com a cultura quilombola. Em todas as atividades realizadas na comunidade do Quilombo do Sertão de Itamambuca será obrigatório o acompanhamento dos monitores ambientais locais”, informou o projeto em nota.
“A ideia é que a gente possa trabalhar no território e tirar o nosso sustento daqui, seja no TBC, no restaurante, na roça, nas festas… mostrar ao turista o que a gente tem de mais bonito na comunidade e que somos guardiões. Meu pai tem 70 anos e sempre lutou para preservar aqui… é uma honra poder ouvir as histórias da infância dele, de como era a comida, o contato com o rio, e tudo isso vai poder ser conhecido nas vivências do TBC.”, explica Adriana Leite, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo do Sertão de Itamambuca e agente local do projeto.
: Divulgação Instituto Terroá
Nenhum comentário:
Postar um comentário