sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Festival Palco Cultural encerra neste sábado com maracatu na praia da Maranduba





O Festival Palco Culturando (FPC) teve início no dia 23 de janeiro e encerra neste sábado, 17, a partir das 9 horas, na praia da Maranduba, região Sul de Ubatuba, desta vez com intervenção do Maracatu Odé da Mata de Caraguatatuba. O evento será realizado no quiosque Eskizitinho que fica na orla da praia, na avenida Marginal, 1421.
O FPC promoveu um verdadeiro intercâmbio de gêneros musicais, apresentando artistas de Paraty, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Barretos, Monte Alto, Vargem Grande do Sul, Ubatuba e encerra com o grupo de Caraguatatuba. Foram eventos gratuitos com opções de entretenimento cultural para moradores e turistas com atividades diferenciadas de lazer nas férias de verão.
A etapa Ubatuba do Festival Palco Culturando é uma realização Semear Produções e Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas – PROAC/ICMS. Conta com apoio cultural do Açúcar Caravelas, institucional da Prefeitura de Ubatuba e parcerias com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Quiosque Eskizitinho e Jornal A Cidade.




MARACATU ODÉ DA MATA
O grupo Odé da Mata nasceu em 2013, por meio de parceria entre as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura de São Sebastião, sendo o primeiro na região. Sua sede fica no sítio Abra de Dentro, na zona rural de Caraguatatuba. Participou do “Encontros” em Parati – RJ, Recife-PE e litoral norte paulista onde atua com oficinas, rodas de conversa e no aprofundamento nos fundamentos religiosos desta cultura. Os principais instrumentos utilizados em sua formação são as alfaias, o gonguê, as caixas, apito, ganzás em algumas nações o timbal e os agbês.
Em 2019, o grupo realizou, em parceria com Maracatu Itaomi de Ubatuba, uma vivencia de três dias com rodas de conversa e um cortejo no quilombo da Caçandoca. Desde sua fundação, realiza oficinas semanais gratuitas e voluntaria, ensaios e intensivos. O grupo se apresenta em eventos de escolas municipais e estaduais, e em importantes eventos do cenário cultural do litoral norte, como a Festa da Tainha, o Festival do Camarão, Litoral Encena, Festa do Folclore e Dia da Consciência Negra. Se organiza de forma independente para a realização de eventos como o aniversário do grupo, a tradicional Festa de São João do Sítio Abra de Dentro, Bingo de Esquenta São João.
Neste processo de educação contínua e de troca de saberes e fazeres, é importante ressaltar que o grupo é constituído por famílias, reunindo assim, adultos, jovens e crianças em diversos espaços de aprendizagem, buscando em suas ações diárias o fortalecimento das relações tecidas, onde a convivência entre os integrantes, pessoas de diferentes idades e contexto social, cada um com sua bagagem e história, que possibilitam uma grande oportunidade de crescimento em coletivo.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário