sexta-feira, 22 de março de 2024

Comunicado do Tamoio Ubatuba

 


Tornando público!
Áreas de risco de Ubatuba, as quais estamos pedindo realocação das famílias que são sempre afetadas pelas águas, são sempre as mesmas. Então pq esperar a água chegar? Prevenção é zelo!
A gente ama água e vento, conhecemos o ciclo da água, estão já temos consciência que evaporou muito nesses dias secos de calor forte, então novamente estamos propensos a tromba d’água.






A Mata Atlântica em Ubatuba é como se fosse uma parede que segura (as nuvens) a evaporação e precipita sobre a cidade, tornando os rios cheios e rápidos, inundando a várzea,que é onde construirmos nossas casas, bem como tendo escorregamentos de terra, que depois de muito tempo secas, são facilmente cortadas pela queda d’água, e tem o fator vento Sul, nosso querido Swell, que empurra as ondas para a areia e segura o escoamento dos rios e águas das formas diversas de drenagem.
Tudo isso em cima de um aquafiro, muitos lençóis e nascentes d’água em alta vazão, a água sobe de baixo pra cima, fazendo o mais resiste asfalto e tudo que for mal projetado para esse tipo de solo, ceder!





Moramos na areia, sujeitos a água e ventos, nosso bioma é único, dentro dos seus adjetivos estão palavras como: surreal, paraíso, maravilhoso, arriscado, inundável, área de risco, quais mais acham que cabem ao nosso meio ambiente, ao lugar que anotamos, a Ubatuba?
O tempo vai dar uma mudadinha nos próximos dias, evitem navegar, pescas, remar, atenção as encostas, Prefeitura Municipal de Ubatuba seria interessante evacuar as áreas de risco por precaução.
Somente os locais de alta recorrente, para evitaremos possíveis transtornos.
Também evitaria tráfico na BR, por risco de deslizamento.








Apenas prevenção.
“Isto já caracteriza crime de improbidade, com ou sem perdas materiais e humanas... Já compartilhei a lei 12.608 de responsabilidade dos estudos pelos municípios/defesa civil. Existe impunidade. Mas temos que ser práticos... Sociedade tem que exigir os estudos, pressionar. Normalmente só atualizam estudo ou desengavetam depois de muita tragédia e pressão.”
Melhor previnir né?

FONTE :   TAMOIO   DE  UBATUBA   - Lidi Keche
via facebook

















Nenhum comentário:

Postar um comentário