Iniciativa prevê mudanças na forma de se conectar a rede e se conscientizar sobre os impactos ambientais
Na tranquila comunidade de Itamambuca, em Ubatuba, uma iniciativa silenciosa está acontecendo nos lares e estabelecimentos comerciais. Onde antes apenas senhas de wi-fi comuns eram compartilhadas, agora surgem mensagens de conscientização ambiental, graças ao projeto Consciente Wi-fi.
A ideia é simples, mas poderosa: substituir os nomes padrão das redes wi-fi por mensagens inspiradoras e orientações sobre práticas sustentáveis. Por exemplo, ao se conectar à rede "não_deixe_lixo_na_praia", os usuários são incentivados a descartar o lixo de forma adequada, recebendo a senha "leve_no_eco_ponto". Da mesma forma, a rede "respeite_o_jundu" fornece a senha "não_invada_a_cerca", promovendo a preservação das áreas naturais.
O Consciente Wi-fi não é apenas uma mudança na forma como nos conectamos à internet. É uma oportunidade de engajar e educar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental. Segundo Regina, porta-voz da iniciativa e diretora de comunicação da Associação Amigos de Itamambuca - SAI, "Quanto mais engajada for nossa comunidade, mais consciente será o turismo. E ao transformarmos nossas redes wi-fi em veículos de conscientização, estamos dando um passo significativo nessa direção."
A adesão ao projeto está aberta a todos os interessados em Itamambuca, sejam estabelecimentos comerciais ou residências, que desejam se unir à causa da sustentabilidade. Além disso, o Consciente Wi-fi é um projeto "open source", ou seja, está disponível para outras comunidades que queiram implementá-lo em suas regiões.
Para participar dessa iniciativa de mudança e fazer parte de uma rede de apoio mútuo para a sustentabilidade, basta acessar o site oficial do Consciente Wi-fi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário