sábado, 13 de julho de 2024

SALVE O DIVINO ESPIRITO SANTO

 

E depois de visitar as casas, capelas, de passar de praia em praia a Folia do Divino Espírito Santo , chega a cidade mais precisamente na igreja matriz em plena missa de abertura da 158 festa do Divino.
É emocionante ver e tocar a Bandeira adornada de flores , laços de fita com uma pombinha representando o Divino (terceira pessoa da Santíssima Trindade) sentir o respeito das pessoas, a passagem da Bandeira.
É de tempos muito antigos a festa e só o fazemos agora em julho devido a que os pescadores estavam ocupados com a pesca da tainha ( quando se tinha tainha ) nós meses anteriores.
Mas em julho todos podiam participar e a igreja enfeitada de vermelho recebe e festeja o Divino com missas solene ,e muita alegria ,mais de uma semana de festa em nossa cidade.
Aprendi ,acompanho a Folia desde menina pela ruas da cidade ,mais tarde vim a aprender a letra e música de Folia com uma moradora do Lar Vicentino há mais de cinquenta anos atrás e hoje ainda me emociono com o Império ,a troca de festeiros me sinto há mais de um século atrás.
Desejo que essa tradição religiosa não se perca na desordem do progresso de nossos dias .Desejo que ela permaneça e nos remeta há um tempo em que havia mais união e partilha. Desejo que os sete dons do Espírito Santo permaneça por muito tempo entre nós, principalmente o Temor a Deus.
" Aí ,o Divino vem chegando , aí a Bandeira vem Ele..aiaiai."
Salve o Divino Espírito Santo!!!

Ana Maria Fernandes
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário