A casa de passagem, que abriga pessoas em situação de rua, está fechada em Ubatuba há quase dois meses, e, neste momento, não há local que preste o serviço social na cidade. A prefeitura afirma que no dia 9 de setembro abrirá um chamamento público para uma nova Organização da Sociedade Civil (OSC) realizar o serviço na cidade.
O fechamento acontece no momento em que moradores da cidade relatam, principalmente nas redes sociais, o aumento da população em situação de rua. Em um post no grupo “Reclama Ubatuba no Facebook”, nesta terça-feira (27), ouvintes reclamam da situação da Praça 13 de Maio, onde mais de 30 pessoas teriam montado acampamento.
A Rádio Costa Azul entrou em contato com a prefeitura para saber sobre a situação. Por meio de nota, a administração disse que o contrato com a antiga OSS foi encerrado por motivos administrativos e que irá realizar um chamamento público no dia 9 de setembro. “A Secretaria Municipal de Assistência Social explica que por questões administrativas, a OSC que prestava serviço com a Casa de Passagem teve seu contrato encerrado. No próximo dia 9 de setembro, haverá chamamento público para futura contratação de uma OSC que irá administrar o local e voltar os serviços ao normal”, informou. A prefeitura disse ainda que retomará as abordagens a pessoas em situação de rua no dia 2 de setembro.
Levantamento da administração, divulgado no início do ano, mostra que em 2023, a Casa de Passagem realizou 664 atendimentos, destes 86 são residentes de Ubatuba e os outros 578 vieram de outras cidades ou países, como Argentina, Chile, Venezuela e Colômbia. Ainda segundo a prefeitura, 81% dos atendidos são homens e a maioria, 35% estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.
: Rádio Costa Azul
Nenhum comentário:
Postar um comentário