O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha comemora 9 anos de dedicação e trabalho no Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Desde 2015, a equipe do Instituto Argonauta é a instituição executora do PMP-BS no litoral Norte de São Paulo, realizando o trabalho de monitoramento, resgate e reabilitação de fauna marinha e contribuindo para o conhecimento e a preservação da biodiversidade local.
Ao longo desses anos, a equipe do Instituto Argonauta percorreu mais de 360.000 km de faixa de areia, monitorando diariamente as praias da região. Durante esse período, foram atendidas mais de 13.000 ocorrências de animais marinhos, vivos e mortos, entre eles tartarugas, aves, e mamíferos marinhos, como golfinhos e as jubartes que anualmente visitam nosso litoral. Com isso, foram realizadas coletas de materiais, exames, necropsias, tratamentos, reabilitação e solturas que proporcionaram uma riqueza de informações sobre os animais atendidos.
Além do monitoramento e atendimento à fauna, o Instituto Argonauta, ao longo dos anos, desenvolveu cerca de 230 ações educativas e de sensibilização ambiental, promovendo a conscientização da comunidade local e de visitantes sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos. Essas ações incluíram a realização de palestras, workshops e campanhas de limpeza de praias, com o objetivo de engajar a sociedade na proteção da vida marinha.
“O sucesso da atuação do Instituto Argonauta no PMP-BS, no litoral norte de São Paulo é possível graças ao comprometimento da nossa equipe e ao apoio de parceiros institucionais e da comunidade”, afirma Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta.
Carla Beatriz Barbosa, coordenadora do projeto pelo Instituto Argonauta, completa: “Nos orgulhamos da trajetória construída até aqui e das valiosas contribuições do PMP-BS para o conhecimento da biodiversidade local. Essa experiência enriqueceu não apenas a equipe do Instituto Argonauta, mas
também fortaleceu nosso contínuo compromisso com o estudo e a preservação da vida marinha.”
O Instituto Argonauta reafirma sua missão de se dedicar a ações e práticas voltadas à proteção da fauna marinha, em busca de um futuro ecologicamente equilibrado. Ao celebrar essa importante trajetória, agradecemos a todos os funcionários, parceiros, apoiadores e toda sociedade que, em especial, ao longo desses 9 anos, contribuíram de maneira significativa para o sucesso das nossas atividades no PMP-BS.
Fonte: Instituto Argonauta
Nenhum comentário:
Postar um comentário