segunda-feira, 12 de agosto de 2024

‘Mar de Histórias’: velejador de Ubatuba é tema de documentário

 





José Spinelli Neto na capa do documentário

A inspiradora jornada do engenheiro mecânico José Spinelli Neto, 74 anos, mais conhecido como Tio Spinelli, é tema do documentário “Um Mar de Histórias”, que vai estrear no Youtube em 15 de agosto.

Spinelli trocou São Paulo por Ubatuba nos anos 2000 para construir um veleiro e explorar os mares. Ao lado da mulher Maria Cecília, ele construiu o veleiro Soneca após 11 anos de trabalho e investimento, superando todos os desafios.

Dirigido por Fábio Seixas, fundador do Festival Path e formado em Produção Multimídia e Web Design, o filme mergulha na vida do engenheiro que, aos 50 anos, deixou a agitada São Paulo para viver em Ubatuba.

“[O documentário] é uma celebração à coragem de seguir os próprios sonhos, à beleza enigmática do oceano e ao impacto transformador da natureza na vida humana”, diz texto sobre o filme.

“Acompanhe Tio Spinelli em sua transformação de engenheiro para mestre velejador, enquanto ele enfrenta desafios, compartilha aventuras marítimas inesquecíveis e se torna um professor respeitado no mundo da navegação.

O filme vai passar no canal da comunidade Moveh no Youtube, que é a produtora do documentário. Trata-se de comunidade de pessoas que discutem a vida em movimento, cujo site oferece conteúdos como documentários e entrevistas em podcasts.

Vida no mar.



“Cruzar o Atlântico ou qualquer oceano está no imaginário de qualquer velejador”, diz Spinelli no documentário.

Ele acumula mais de 30 mil quilômetros navegados e já atravessou o Oceano Atlântico quatro vezes, sendo duas viagens de ida e volta para a África, e ainda uma vez para a Argentina. O documentário narra a aventura do velejador que ficou 146 dias no mar para cruzar o oceano entre Brasil e África.


“O veleiro Soneca foi ao mar pela primeira vez em 29 de maio de 2006, começando uma trajetória cheia de aventuras e aprendizado. Nestes 18 anos, navegamos por diversos mares, conhecemos pessoas incríveis e vivemos experiências inesquecíveis. O Soneca é mais do que um veleiro. É um símbolo de liberdade, exploração e paixão pelo mar”, disse Spinelli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário