quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Passeio de escunas e barcos “aquece” turismo no Litoral Norte de São Paulo

 

ALTA DEMANDA: Crescimento da infraestrutura tem movimentado o turismo no Litoral Norte de São Paulo. Foto: Escuna Bertioga/Divulgação

Circuito destaca o crescimento do turismo náutico na região e reforça o potencial das cinco cidades

O Litoral Norte de São Paulo tem sido uma das principais referências quando o assunto é o turismo náutico. Com o impulsionamento da economia regional, bem como o desenvolvimento de infraestrutura, há oferta de cerca de 5 mil vagas para embarcações. Com isso, a região atrai proprietários de lanchas e veleiros com suas paisagens deslumbrantes e acesso facilitado a destinos paradisíacos.

De acordo com um estudo realizado em 2018 pelo Fórum Náutico Paulista, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, cada embarcação gera em média 8 empregos diretos e indiretos. Projetos como a implantação de marinas públicas, o serviço SAC Náutico (inspirado no modelo da Bahia) e o fortalecimento da cadeia de manutenção e serviços prometem ampliar ainda mais o impacto econômico do setor na região.

Segundo o presidente do Fórum Náutico Paulista, Marco Antônio Castello Branco, a importância do Circuito Litoral Norte para o turismo paulista e brasileiro é enorme: “Temos um potencial em São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga enormeQuem teve oportunidade de conhecer pelo mundo outras praias e outros serviços turísticos náuticos pode perceber o valor que nós temos aqui. E não só nas praias, agora nós temos avistamentos de baleias e cetáceos, nós temos uma vida no mar no Litoral Norte de São Paulo impressionante“, frisa.

Ainda de acordo com Castello Branco, o avistamento de baleias, que agora se desenvolve, pode trazer para todos que frequenta, e defende o Litoral Norte, uma expectativa de um grande ganho turístico.

Além disso, Castello Branco também ressalta a necessidade de se desenvolver o turismo sustentável. “Você não tem turismo náutico se a água não estiver limpa, navegável para você entrar, nadar e aproveitar. E também não tem turismo náutico se o ecossistema e as riquezas vegetais não estejam também preservadas“, diz.

O Litoral Norte tem investido em infraestrutura para atender à crescente demanda do turismo náutico. Destacam-se a inauguração de uma garagem para jet skis em São Sebastião, o transporte aquaviário de passageiros em Ilhabela, e a construção do segundo maior molhe do Brasil em Caraguatatuba, que otimizou a navegação e abriu espaço para novos empreendimentos.

Já em Bertioga, a reforma do flutuante do Píer Municipal, concluída no último dia 22 de julho, trouxe mais segurança e mobilidade para o embarque e desembarque de passageiros, impulsionando ainda mais o turismo náutico na cidade.

Turismo náutico o ano inteiro

Com clima agradável em todas as estações e uma rica vida marinha, o Litoral Norte oferece experiências náuticas diversificadas a turistas de todos os perfis, desde amantes da natureza até entusiastas de esportes aquáticos. A região conta com uma completa estrutura de serviços, incluindo marinas, portos e empresas especializadas em passeios.

Potencial turístico e sustentabilidade

O Circuito Litoral Norte, consórcio que reúne as cinco cidades da região turística (Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), destaca o potencial do turismo náutico para qualificar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável. A entidade promove os serviços dos fornecedores regionais, fortalecendo a cadeia produtiva do turismo e consolidando o Litoral Norte como um destino de referência para os amantes do mar.

Atrações do turismo náutico

Descubra os principais atrativos nas cinco cidades do Circuito Litoral Norte:

Bertioga

Passeio de Escuna: Escunas realizam roteiros por diversas praias e pontos de interesse, como o Forte São João, o Canal de Bertioga e praias como Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga.

Canoa Acessível no Rio Jaguareguava: A prática de canoagem é facilitada pelo uso de catamarãs adaptados para pessoas com deficiência, proporcionando um percurso que inclui manguezais, restingas e cachoeiras.

Caraguatatuba

Passeio de escunas e barcos "aquece" turismo no Litoral Norte de São Paulo
MARISCOS: Passeio de lancha explora os ilhotes da Cocanha e sua fazenda de mariscos. Foto: Divulgação/Circuito Litoral Norte

Cocanha: Passeios de lancha exploram os ilhotes da Cocanha e sua fazenda de mariscos, além de contar com marinas e oportunidades para mergulho, jet ski e pesca esportiva.

Rio Juqueriquerê: O rio oferece navegação fluvial, com paisagens de manguezais, restingas e Mata Atlântica.

Ilhabela

Passeio de barco para Castelhanos: A Praia de Castelhanos é acessada apenas por mar, com paradas em praias como Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

Passeio de escunas e barcos "aquece" turismo no Litoral Norte de São Paulo
VELA: Barcos a vela são atração em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Foto: Marco Yamin/Sectur Ilhabela

Vela e navios de cruzeiro: A cidade proporciona condições para a prática de vela e recepção de navios de cruzeiro, oferecendo experiências náuticas variadas.

São Sebastião

Arquipélago de Alcatrazes: Localizado a cerca de 33 quilômetros da costa, este arquipélago é uma unidade de conservação com paisagens de rochedos e vida marinha diversificada, com visitas monitoradas.

Passeio para as Ilhas: Ilhas próximas às praias de Barra do Sahy e Juquehy oferecem águas calmas para atividades como navegação, jet ski, caiaque e stand-up paddle.

Passeio de escunas e barcos "aquece" turismo no Litoral Norte de São Paulo
ILHAS: Ilhas próximas às praias de Barra do Sahy e Juquehy oferecem águas calmas para atividades como navegação, jet ski, e stand-up paddle. Foto: Marcos Bonello

Ubatuba

Ilha Anchieta: Parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta, é propícia para passeios de lancha ou escuna, com atividades como mergulho e visitas a ruínas históricas.

Ilha das Couves: Acesso por barco ou lancha, é reconhecida por suas praias de areia branca e piscinas naturais, adequadas para snorkeling.

Mais informações do Litoral Norte: https://circuitolitoralnorte.tur.br/experiencias

saiba mais sobre fornecedores do Litoral Norte: https://circuitolitoralnorte.tur.br/guiageral

Onde ficar:

Hotel Port Louis, em Caraguatatuba

LOCALIZAÇÃO: Port Louis possui boa localização – está a apenas 5 minutos a pé da praia de Tabatinga, uma das mais tranquilas de Caraguatatuba. Foto: Divulgação

Em Caraguatatuba, o Hotel Port Louis oferece condições especiais para reservas nesse período. Há uma estrutura completa de lazer e serviços, com diversão para toda a família. Além disso, o Port Louis também se destaca pela localização, a apenas cinco minutos a pé da praia de Tabatinga, uma das mais tranquilas de Caraguatatuba, sem ondas e perfeita para um bom mergulho ou para praticar esportes aquáticos.

ESPAÇOSOS: Suítes possuem cinco categorias, sendo algumas com capacidade para até quatro pessoas. Foto: Divulgação

Com o lazer de um resort e a exclusividade de uma pousada, o Port Louis conta com piscinas adulto e infantil, hidromassagem ao ar livre, academia, SPA, brinquedoteca, sala de jogos e atividades como rapel, tirolesa e escalada. Há ainda loja de conveniência, estacionamento, restaurante e um completo bar de piscina para drinques e lanches rápidos. Em cinco categorias, sendo algumas com capacidade para até quatro pessoas, os apartamentos são bem arejados e espaçosos.

DRINQUES: Hotel conta com loja de conveniência, restaurante e um completo bar de piscina para drinques e lanches. Foto: Divulgação

Como Tabatinga está bem na divisa com Ubatuba, a partir do Port Louis é muito fácil chegar aos principais atrativos turísticos de ambos os municípios. Além das praias mais conhecidas, em Caraguatatuba vale conhecer a Ilha do Tamanduá, caminhar pelas trilhas do Parque Estadual Serra do Mar e tomar banho de cachoeira.

PERTO DA PRAIA: Além das praias mais conhecidas, em Caraguatatuba, a dica é conhecer a Ilha do Tamanduá. Foto: Divulgação

Já Ubatuba conta com mais de 100 praias e passeios de barco que levam a ilhas próximas, como a das Couves, a do Prumirim e a Anchieta, além de uma das sedes do Projeto TAMAR e o Aquário da cidade. Mais informações: (12) 3884-6010 / WhatsApp (11) 95530-1964 ou no site: portlouis.com.br

Pousada Azul Maria

Pousada Azul Maria tem como premissa proporcionar a seus hóspedes a sensação de aconchego, como a de estar em uma casa confortável e cheia de recursos especiais. Para alcançar tal objetivo, foram selecionados os melhores profissionais do mercado para trabalhar em conjunto, criando assim um empreendimento único que reúne requinte, charme e excelência no atendimento.

Ao longo de 1.200 m2, a arquitetura inspira-se livremente nas construções de palafitas de Bali. As madeiras de demolição e certificadas encontram o vidro, revelando a luz natural. Por outro lado, os 17 apartamentos colocam o visitante num jogo cênico de iluminação. Para respirar o ar puro, eles têm área externa em forma de jardim privativo ou varanda.

CONFORTO: Todas as suítes da Azul Maria contam com itens de conforto Trousseau, amenities L’Occitane au Brésil, e camas king Size. Foto: Divulgação

Além de sofisticada, é agradável e muito confortável. Sua localização a 50m da Praia da Baleia proporciona mais comodidade aos hóspedes. O local dispõe de piscina com azulejos vermelhos, restaurante, spa com sauna, bufê de café da manhã e Wi-Fi gratuito.

Os quartos da pousada são modernos, equipados com jardim privativo, banheira de hidromassagem e roupas de cama da Trussardi. Também contam com ar-condicionado, iluminação de design e TV de tela plana com DVD player. Para a sua comodidade, jornais são fornecidos diariamente.

O café da manhã é servido diariamente, e inclui uma variedade de frutas frescas, pães e frios. Você também pode saborear especialidades regionais e internacionais no restaurante da pousada, bem como uma seleção de drinques.

PÚBLICO: O cardápio propõe a comfort food – aquela comida que evoca a familiaridade dos pratos da infância e traz sensações agradáveis. O restaurante é aberto ao público. Foto: Divulgação

Há bares e restaurantes a dois quilômetros de Maria Azul. A pousada fica a seis quilômetros dos centros de Juquehy e Boiçucanga, e a 25 minutos de carro de Maresias. Estacionamento gratuito está à sua disposição no local. Mais informações: (12) 3863-6869 ou no site: https://www.azulmaria.com.br/.

Como chegar

A principal via de acesso ao Litoral Norte é a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) ou a Via Dutra (BR-116) e depois a Rodovia dos Tamoios (SP-099), saída de São José dos Campos. Ou, ainda, você pode esticar até Taubaté e pegar a Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), que, apesar da bela paisagem, tem um trecho de serra bastante sinuoso na chegada à Ubatuba.

Se o destino é Ilhabela, tem mais um trecho de balsa a partir de São Sebastião. Mas, se o destino são as praias que ficam mais ao sul (Bertioga, por exemplo), o melhor é descer ao litoral pela Mogi-Bertioga e pegar a Rio-Santos (no sentido norte).

Ônibus: da Rodoviária Tietê partem ônibus com destino a Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião. Para Ilhabela é preciso, ainda, pegar uma balsa. Para Bertioga a saída é do Terminal Jabaquara.

Veja mais sobre o Litoral Norte de São Paulo:

Litoral Norte de São Paulo tem várias opções para o carnaval

Circuito Litoral Norte de SP tem atrações

Turismo náutico revela belezas naturais e atrações especiais no Litoral Norte paulista

FONTE   :  https://estradas.com.br/passeio-de-escunas-e-barcos-aquece-turismo-no-litoral-norte-de-sao-paulo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário