A Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (AMESP) irá realizar em Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, o I Workshop Nacional de Maricultura. O evento será realizado entre os dias 30, 31 de agosto e 1º de setembro, no Casarão da Praia, no Perequê-Açu,em Ubatuba.
O evento contará com o apoio do Ministério da Pesca, do Instituto da Pesca, da Defesa Agropecuária, do Sebrae, da Embrapa e das prefeituras de Ubatuba e Paraty.
Serão 3 dias de evento com programação diversa composta por exibição de videodocumentário, exposição de fotos, palestras, oficinas, degustação de produtos da maricultura, visita técnica em uma fazenda marinha, corrida de canoa caiçara e muito mais. Evento abordará também a Algicultura, cultivo de algas que tem crescido no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. Confira abaixo a programação completa.
Programação
Dia 30- 18 horas
Apresentação do diagnóstico técnico da maricultura na APAMLN – Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte.
Será apresentado o levantamento da situação da maricultura e dos produtores na APAMLN e seus potenciais de crescimento, de geração de renda e de produtividade. Também serão apresentados os dados estatísticos sobre a situação da produção e compra e venda do pescado no litoral norte do Estado de São Paulo.
O diagnóstico foi desenvolvido em parceria com a APTA – Associação Paulista de Tecnologia Agropecuária, vinculado à Secretaria de Estado e Abastecimento.
- 19:00 hs
Exibição do vídeo-documentário “Na linha d’água”
Foram realizadas diversas entrevistas com pescadores(as) e maricultores(as) de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. O intuito é transmitir ao público uma perspectiva da realidade dos entrevistados, a fim de criar uma aproximação e interação com a pesca e com a maricultura. Belas imagens aéreas e subaquáticas foram capturadas por todo o litoral norte do estado de São Paulo.
- 19:30 hs
Jantar – degustação com o Chef Ronaldo Guergolett
O menu será repleto de receitas elaboradas com iguarias culinárias da maricultura.
- 20:00 hs
Exposição de Fotos
Um vasto acervo de diversas imagens que retratam a maricultura desde a década de 80 até os dias atuais.
Dia 31
- 09:00 hs
“Atuação do Instituto de Pesca na maricultura do litoral norte do estado de São Paulo”, com Gianmarco Silva David (IP- APTA).
- 09:20 h
“Importância do mexilhão no desenvolvimento da maricultura no litoral norte paulista”, com Helcio Luis de Almeida Marques (IP- APTA).
- 09:40 h
“Programa Algicultura SP”, com palestra de Valéria Cress Gelli (IP – APTA).
- 10:00 h
Coffee Break – Buffet “Algas na mesa”
Gastronomia à base da alga Kappaphycus alvarezii (tempuralgas, geleias, cookies, barguetes doces e salgadas, pães, brownie e sucos).
- 10:30 h
“Plano estadual de monitoramento de moluscos bivalves”, com Ieda Dalla Pria Blanco (Defesa Agropecuária do estado de São Paulo), Márcia Araújo e Lilian Coelho.
- 10:50 h
“Implantação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM” , com Márcia Araújo (Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura de Ubatuba) e Lilian Coelho Bernardo (Consórcio Intermunicipal Três Rios).
- 11:30 h
“Oportunidades para pescadores(as) e maricultores(as) se tornarem empreendedores de sucesso”, com Iliussa Fernanda Feitosa de Azevedo (Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
- 11:50 h
“Viabilidade econômica da macroalga Kapapphycus alvarezzi”, com Janaina Mitsue Kimpara (Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
- 10:30 h
Oficina de marmorização
Técnicas e noções básicas para a aplicação da arte da marmorização em papéis, utilizando gel de macroalgas marinhas. Biólogo Marcelo Alves da Silva.
- 14:00 h
“Atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura na maricultura”, com Felipe Bodens (Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA).
- 14:30 h
“Tecnologia e desenvolvimento de produtos”, com Fabiola Helena dos Santos Fogaça (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
- 15:00 h
“A história da extensão rural para a maricultura do litoral norte paulista”, com Mauricio Rubio Pinto Alves (Assistente agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI).
- 15:20 h
“Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – FEAP; crédito rural, associativismo e cooperativismo”, com Guilherme Zangerolimo Gonsales (Técnico da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI).
- 15:50 h
“Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista”, com Luiz Marques da Silva Ayroza (Assessor Técnico de Direção do Gabinete da SAA/SP).
- 14:00 h
Oficina de Culinária com a alga Kapapphycus alvarezzi
Principais aplicações culinárias, incluindo a execução de receitas com o gel da alga, com Juliano Kump Mathion – Algastech.
- 16:30 h
Coffee Break – Culinária Caiçara
- 17:00 h
“Cenário atual da maricultura e os incentivos públicos para a atividade”, com Domingos Sávio Neto( Biólogo, Secretaria de Pesca / Prefeitura de Paraty – RJ).
- 17:30 h
“Desafios da piscicultura marinha no Brasil”, com Marcelo Lacerda, Oceanógrafo.
- 18:00 h
“Aspectos higiênicos-sanitários e mercado de venda de ostras e vieiras,” com Vinícius Ramos (Produtor rural e proprietário da empresa Paraíso das Ostras – Florianópolis/SC).
- 18:30 h
“Atuação da EPAGRI na maricultura catarinense e planejamento em gestão e cadeia produtiva da atividade nos estados de São Paulo e Santa Catarina”, com Felipe Matarazzo Suplicy (Pesquisador da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
- 19:00 h
“Roteiros de Turismo de Base Comunitária em comunidades caiçaras”, com Patricia Rossi (Especialista em gestão e educação no turismo, Pesquisadora e Facilitadora).
- 19:30 h
Roda de conversa com representantes das comunidades tradicionais, maricultores(as) e pescadores(as)
- 20:00 h
Encerramento
- 20:30 h
Música ao Vivo: Renan Richard
Dia 1º
- 08:00 h
Visita técnica à fazenda marinha
I Workshop Nacional de Maricultura
Dias 30 e 31 de agosto e 1º de Setembro
Local
Casarão da Praia – Rua Félix Guizard, 596 – Perequê-Açu, Ubatuba
FONTE : https://noticiasdaspraias.com/2024/08/18/ubatuba-sedia-workshop-nacional-de-maricultura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário