quinta-feira, 26 de setembro de 2024

ESTUDO APONTA A PRAIA DO UBATUMIRIM COMO UMA DAS MAIS LIMPAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

A Expedição Ondas Limpas, elaborada pela Sea Shepherd Brasil com o apoio do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), percorreu todo o Brasil para coletar, fotografar e analisar a poluição por resíduos sólidos no país. Ubatumirim, em Ubatuba, foi considerada uma das praias mais limpas do Estado de São Paulo, apresentando a menor presença de resíduos plásticos ou microplásticos.


No estudo, 27 praias de 16 municípios paulistas foram visitadas pela equipe. Os pesquisadores explicam que o objetivo é analisar a presença de plástico e resíduos em geral nas praias, sem a pretensão de investigar a poluição como um todo. A Sea Shepherd Brasil, com o apoio de voluntários oceanógrafos, biólogos, entre outros, percorreu essas localidades durante 16 meses, além de visitar outros municípios. O trabalho foi realizado em conjunto com o Instituto Oceanográfico da USP para determinar a composição de cada item coletado.
As praias que registraram a menor presença de microplásticos foram: Ubatumirim - Ubatuba (1,6 por metro quadrado), Camburi - Guarujá (1,5 por metro quadrado) e Itaguaré - Bertioga (1,0 por metro quadrado). Em relação a macro resíduos, Toque Toque Grande, em São Sebastião, apresentou 0,08 por metro quadrado, seguida por Ubatumirim, em Ubatuba, e Castelhanos, em Ilhabela, ambas com 0,06 por metro quadrado. Em escala nacional, Ubatumirim e Castelhanos aparecem nas últimas posições do ranking das vinte praias menos afetadas por microplásticos no Brasil. O estudo foi publicado pelo Diário do Litoral.

📸: Caminhos do SUP

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário