Um sistema inédito de alarme contra desastres climáticos já completou quase um ano em operação em todo o litoral do Estado de São Paulo, beneficiando várias cidades, como Ubatuba. De acordo com o Governo de São Paulo, o sistema realiza o monitoramento preventivo de ressacas e inundações costeiras, gerando alertas para os municípios e Defesas Civis, permitindo que medidas preventivas sejam tomadas.
Conforme divulgação do governo nesta terça-feira (10), o sistema, batizado de Sistema de Alerta de Ressacas e Inundações Costeiras para o Litoral de São Paulo (Saric) e desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), promete identificar situações que antecedem fenômenos como ressaca do mar, erosão costeira intensa, inundação de praias, maré alta acima do normal, enchentes e alagamentos.
Todas as praias paulistas são monitoradas. A plataforma, que é aberta ao público, recebe dados meteorológicos e oceanográficos. A partir desses dados, o sistema calcula o risco com até 4 dias de antecedência. As praias são classificadas em estado de 'Observação', 'Atenção' ou 'Alerta'. Um dos diferenciais do sistema são os mapas que permitem a visualização de cada praia da costa.
“O Saric permite antecipar situações críticas e proteger a população dos efeitos devastadores dos desastres climáticos, evitando inclusive mortes”, afirma Célia Gouveia Souza, pesquisadora do IPA e especialista responsável pelo projeto.
RADIO COSTA A ZUL FM - UBATUBA SP
VIA FACEBOOK
Nenhum comentário:
Postar um comentário