terça-feira, 22 de outubro de 2024

PREFEITURA SUSPENDE PROJETO UBASAT E GERA CRITICAS NA COMUNIDADE ESCOLAR

 

A Prefeitura de Ubatuba anunciou a suspensão do UbatubaSat, seguindo recentes cortes orçamentários na educação. A medida tem gerado forte reação por parte de alunos, professores e pais, que lamentam a interrupção da iniciativa que trouxe destaque para Ubatuba no cenário internacional de ciência e tecnologia.

O projeto UbatubaSat foi criado em 2010 na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves e ganhou reconhecimento global quando o primeiro satélite desenvolvido por estudantes de ensino fundamental foi colocado em órbita. O feito inédito abriu portas para intercâmbios estudantis nos Estados Unidos, no Japão e na África do Sul e repercutiu internacionalmente.
Recentemente, a projeto havia recebido uma emenda parlamentar de R$ 200 mil, para um segundo satélite. Na ocasião a prefeita Flávia Pascoal (PL) acompanhou o Professor Cândido de Moura até o gabinete do senador Marcos Pontes para a anunciar a verba, mas com a suspensão o destino do projeto e da verba fica incerto.
Alunos, pais e professores têm manifestado insatisfação nas redes sociais. “Esse projeto incrível nasceu em uma escola pública de Ubatuba, já viajou o mundo e recebeu convites de universidades e até da NASA. Mas a prefeitura decidiu encerrá-lo! Demissão de professores e o fim do projeto. Você deixaria um projeto assim acabar? Vamos lutar por seu retorno!”, reivindicam.
Segundo a coordenação do UbatubaSat o pedido para continuidade do projeto foi feito ao Secretário de Educação mas ainda não houve retorno.
📸: Divulgação


FONTE : RADIO COSTA AZUL FM - Ubatuba SP
via facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário