Após ficar quase um mês com níveis de bactéria acima do recomendado pelos órgãos de saúde, a badalada praia do Perequê-Açu voltou a ter bandeira verde esta semana, conforme relatório semanal da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), atualizado nesta quinta-feira (30). Já a também muito procurada, por moradores e turistas, Santa Rita, continua com bandeira vermelha.
Além desses dois locais, a praia do Itaguá em seus dois pontos de análise, nos números 240 e 1740 na avenida Leovigildo Dias Vieira, e o Rio Itamambuca seguem com nível de poluição acima do recomendado.
A Cetesb divulgou como é realizada a medição da qualidade das águas nas cidades que são monitoradas. O foco do monitoramento é o grupo de bactérias chamado enterococcus, principal causador de gastroenterite, as viroses, com muitos casos no litoral de São Paulo no início do verão.
A medição é feita semanalmente e, em Ubatuba, 35 praias são monitoradas. As amostras de água são coletadas e entregues a laboratórios em Cubatão e Taubaté, onde são filtradas, e a contagem de bactérias fecais é feita. Quando o número de bactérias ultrapassa 100 mil para 100 milímetros de água, o local está contaminado e as praias ficam com bandeiras vermelhas. A Cetesb orienta aos banhistas que se deve evitar entrar no mar caso o local seja considerado impróprio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário