A Polícia Civil vai investigar denúncia de erro médico na Santa Casa de Ubatuba após uma paciente ter relatado falha no diagnóstico inicial de fraturas, que só foram confirmadas dias depois em novos exames.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência na delegacia da cidade, na sexta-feira (27), e poderá ser desdobrado em responsabilidade criminal ou administrativa, dependendo da análise dos documentos médicos apresentados pela vítima.
Uma mulher, de 41 anos, relatou que no dia 11 de junho de 2025 sofreu um acidente de trânsito em Ubatuba e foi levada para atendimento de urgência na Santa Casa.
Segundo o boletim de ocorrência, a médica realizou exames e afirmou que não havia fraturas, liberando a paciente para casa sem necessidade de encaminhamento para ortopedista ou bucomaxilofacial – especialidade da Odontologia que trata a cavidade oral e seus anexos, como o rosto.
Mesmo assim, a paciente continuou sentindo dores e, desconfiada, procurou uma clínica particular. Após nova avaliação, foi reencaminhada ao posto de saúde, que a mandou de volta para a Santa Casa, onde exames adicionais detectaram fraturas na face, contrariando o diagnóstico inicial.
A vítima apresentou documentos médicos ao registrar a ocorrência, comprovando que as fraturas só foram identificadas após o retorno ao hospital, levantando suspeitas de erro médico na Santa Casa de Ubatuba.
A investigação buscará esclarecer se houve negligência no primeiro atendimento, se o protocolo de exames foi adequado, quais profissionais participaram do atendimento e se o erro médico agravou o estado de saúde da paciente. Os laudos médicos e o prontuário da Santa Casa devem ser solicitados para análise.
Casos como este podem configurar imprudência, negligência ou imperícia, resultando em responsabilização cível e criminal do profissional ou do hospital. A paciente também poderá ingressar com ação judicial por danos morais e materiais caso seja comprovado o erro médico.
Outro lado.
A reportagem fez contato com a Santa Casa de Ubatuba e aguarda um posicionamento. Caso haja manifestação, a matéria será atualizada.
FONTE :
Polícia investiga denúncia de erro médico em Santa Casa do Vale
.
.
Comentários
Postar um comentário