QUASE 3 MIL PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RISCO FORAM ABORDADAS EM 9 MESES EM UBATUBA : AUMENTO DA POPULAÇÃO PREOCUPA MORADORES
A crescente presença de pessoas em situação de rua em Ubatuba tem despertado preocupação por parte da sociedade e da população local. Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), criado em setembro de 2024, já realizou 2.985 atendimentos até o dia 13 de junho deste ano.
Ainda conforme a prefeitura, atualmente, cerca de 76 pessoas naturais de Ubatuba estão cadastradas em situação de rua. No entanto, esse número varia constantemente, especialmente devido à presença de população migrante. Em determinados períodos, os atendimentos mensais chegam a aproximadamente 200, refletindo a complexidade e a dinamicidade dessa realidade social.
“Durante o período em que a Casa de Passagem esteve com os serviços interrompidos por motivos administrativos, o acolhimento emergencial não foi interrompido. O suporte continuou sendo garantido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que, além de prestar atendimento social, atua na articulação de recâmbio para municípios de origem ou de interesse dos usuários, sempre com base em avaliação técnica”, disse.
A administração disse que a reabertura da Casa de Passagem está prevista para o segundo semestre de 2025. O espaço oferecerá 12 vagas diárias para acolhimento temporário de até 90 dias. O serviço funcionará exclusivamente mediante encaminhamento do SEAS ou do CREAS, ou seja, não será oferecido por livre demanda. A estrutura prevê acolhimento completo, com fornecimento de alimentação, banho, pernoite e acompanhamento técnico especializado.

RADIO COSTA AZUL FM UBATUBA SP
Comentários
Postar um comentário