APÓS VENCER O CANCER DE MAMA, MORADORA DE UBATUBA CRIA PROJETO MUSICAL " CURANTO"

 


 

Em meio às reflexões do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a jornalista, cantora e compositora Rosane Queiroz, moradora de Ubatuba, transformou uma vivência marcada por dor e superação em arte e inspiração. Após vencer o câncer de mama, ela criou o projeto “Curanto”, palavra que une “cura” e “canto”, e simboliza a própria jornada de resistência, esperança e partilha.


Diagnosticada em 2022, Rosane enfrentou o tratamento e encontrou na música um caminho de cura e expressão. Das experiências desse período, nasceram seis canções autorais: Curanto, Só Quero Tempo, Túnel, A Menina que Eu Fui, Anita e Lusco-fusco, que traduzem em metáforas e melodias a travessia de quem caminhou no escuro e encontrou luz no som.
Neste mês de outubro, a artista realiza uma ação especial nas redes sociais com o objetivo de ampliar o alcance do projeto e fortalecer o diálogo sobre autocuidado e prevenção. O período também marca a etapa final da campanha de financiamento coletivo do Curanto, disponível na plataforma Kickante, que visa viabilizar a gravação do EP e incentivar a corrente de apoio à saúde da mulher.
O projeto reúne músicos residentes em Ubatuba: Benjamin Morán (violão), Samuel Lupião (bateria), Patrícia Clivatti (baixo), Alexandre Sofiatti (guitarra), Nívia Martini (flauta e vocal) e Mariel Liberato (sound healing e vocal), com produção musical e arranjos de Mario Arapa, parceiro de Rosane. Uma das faixas contará ainda com a participação especial da cantora Mara Braga.
No palco, Curanto se transforma em um show-poema, um espaço de acolhimento e troca onde a arte se entrelaça à memória e à experiência compartilhada. Em outubro, esse palco simbólico ganha ainda mais significado, ecoando a importância do cuidado, da prevenção e da esperança.
Em remissão há três anos e meio, Rosane segue fazendo da voz um instrumento de cura coletiva e consciência. Curanto é canto, rito de passagem e chamado para que mulheres de todas as idades olhem com afeto e atenção para a própria saúde.
📹: Tuane Alvarenga - Divulgação

RADIO COSTA AZUL FM - UBATUBA SP

Comentários