A emissora recebeu uma denúncia de uma ouvinte sobre um novo tipo de golpe em Ubatuba, que envolve motoristas abordados nas ruas da cidade. Segundo o relato, pessoas em veículos têm sido surpreendidas por um barulho repentino ou fumaça saindo do carro, o que as leva a parar.
Em seguida, um homem se aproxima e diz que vai chamar alguém para ajudar a “arrumar o problema”. Nesse momento, ele pede o celular da vítima para usar a lanterna e, aproveitando-se da distração, retira o chip do aparelho. Com isso, os golpistas conseguem acesso a informações e contas bancárias, aplicando fraudes financeiras.
De acordo com a ouvinte, funcionária de uma loja no calçadão da cidade, pelo menos quatro casos teriam ocorrido nesta semana e, em um deles, a vítima teve um prejuízo de cerca de R$ 9 mil.
A reportagem entrou em contato com a delegada titular de Ubatuba, Dra. Ana Carolina Pereira de Oliveira, que afirmou não ter registros formais desse tipo específico de ocorrência até o momento. No entanto, ela confirmou que há casos semelhantes registrados anteriormente, nos quais criminosos provocam danos aparentes no veículo, como jogar areia ou provocar pequenos ruídos, e depois aparecem se passando por “mecânicos” para oferecer ajuda.
“Eles cobram valores indevidos, às vezes passam na maquininha um valor maior que o combinado ou até trocam o cartão da vítima”, explicou a delegada.
A Polícia Civil orienta que, em situações suspeitas, o motorista não entregue o celular ou cartão bancário a desconhecidos e procure imediatamente um local seguro, como um posto policial ou comércio movimentado. Já no caso do “golpe da maquininha”, verifique sempre o valor antes de colocar a senha. Também é fundamental registrar boletim de ocorrência, mesmo que não haja prejuízo financeiro, para que os casos sejam investigados.
O alerta serve como reforço para que moradores e turistas redobrem a atenção ao trafegar pela cidade e não aceitem ajuda de estranhos em situações de pane ou barulho suspeito no veículo.
RADIO COSTA AZUL FM = UBATUBA SP
.

Comentários
Postar um comentário