Moradores do bairro Umuarama, denunciaram o descarte irregular de esgoto no Rio Grande


Moradores do bairro Umuarama, na região central de Ubatuba, denunciaram o descarte irregular de esgoto no Rio Grande, que corta a comunidade. Segundo o relato de uma moradora à Rádio Costa Azul, o problema ocorre há algum tempo, mas se agravou nesta quarta-feira (15) com o aumento do mau cheiro e o escurecimento da água.

De acordo com ela, o esgoto tem sido despejado diretamente no rio, mesmo com a cobrança do serviço de tratamento na conta de água, na rua Ponciano Eugênio Duarte. A moradora relatou que já presenciou equipes da Sabesp no local, inclusive à noite, verificando uma tubulação próxima às residências.

“Eles mesmos disseram que o esgoto estava parado em uma tubulação e acabaram ligando e jogando tudo no rio. Coisa que não era pra ter sido feita. Segundo ele, o projeto previa o descarte lá no meio do mar, pra cima da Praia Grande”, afirmou.

Ainda conforme o relato, um funcionário da Sabesp esteve no local nesta quarta-feira (15) e teria confirmado que o lançamento do esgoto naquele ponto não deveria ocorrer. “Já não é a primeira vez que a vizinhança reclama e cobra um posicionamento”, destacou a moradora.

A Rádio Costa Azul entrou em contato com a Sabesp e com a Prefeitura de Ubatuba para obter esclarecimentos sobre a situação. A administração informou que não foi acionada oficialmente e a concessionária afirmou que o efluente é tratado. 

“A Sabesp informa que nesta quinta-feira (16), uma equipe foi até o Rio Grande, em Ubatuba, e verificou que se trata de efluente tratado, dentro dos limites legais e atendendo os padrões ambientais. A coloração escura e o odor encontrado são pontuais, devido a uma manutenção realizada no trecho da Rua Joaquim Nabuco com a Rua Raimundo Correa, já concluída. A Companhia continua trabalhando de forma a minimizar estes incômodos e reafirma seu compromisso com a qualidade dos serviços e com o bem-estar da comunidade”, disse.

Entretanto, na noite desta quinta-feira (16), a moradora diz que o mau cheiro continua no local. “A tubulação de esgoto mais uma vez foi aberta e o cheiro está insuportável”, relata.

📹: Ouvintes 
Fonte Rádio Costa Azul FM




Comentários