A Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) concluiu uma pesquisa para identificar o perfil dos visitantes que frequentam o município, além de obter informações sobre hábitos de consumo, tempo de permanência, avaliação dos serviços e principais demandas relacionadas à atividade turística.
O levantamento foi realizado por meio de formulário público online e contabilizou 134 participações, contando, também, com coleta de dados presencial durante eventos promovidos na cidade. O relatório foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 24, durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo (CMT), que reúne representantes do trade por categoria.
Os resultados mostram que o principal mercado emissor de turistas para Ubatuba continua sendo o Estado de São Paulo, responsável por 80% das respostas registradas, com participação equilibrada entre moradores da capital e do interior. Também foram identificados visitantes oriundos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e de países como Chile, Argentina e Canadá.
O estudo aponta, ainda, que a maior parte dos visitantes possui entre 36 e 60 anos de idade e está economicamente ativa. As viagens em família representam o perfil predominante, correspondendo a 56% dos entrevistados, seguidas por casais, grupos de amigos e turistas que viajam sozinhos.
A pesquisa também revelou um elevado índice de retorno ao município. Entre os participantes, 79% afirmaram já ter visitado Ubatuba mais de três vezes, demonstrando recorrência nas viagens ao destino. O período de permanência mais frequente é de três a cinco dias, registrado por 53% dos respondentes, enquanto 22% permanecem por mais de dez dias.
Em relação à hospedagem, o levantamento identificou que 33% dos visitantes utilizam imóvel próprio ou segunda residência na cidade. Outros 20% ficam hospedados em casas de parentes ou amigos, enquanto hotéis e pousadas registraram participação de 11% cada entre as modalidades mais citadas.
O comportamento de consumo demonstra a relevância econômica da atividade turística para o município. A maioria dos entrevistados declarou gastar entre R$ 100 e R$ 300 por dia, e 86% afirmaram realizar despesas superiores a R$ 100 diários por pessoa. A alimentação aparece como o principal destino dos gastos, mencionada por 82% dos participantes, seguida por hospedagem, passeios turísticos, compras e participação em eventos.
Entre os aspectos mais valorizados pelos visitantes, as praias lideram as respostas, sendo citadas por 68% dos entrevistados. A natureza aparece na sequência, o que comprova a importância dos atrativos naturais para a imagem turística de Ubatuba.
Entre as principais necessidades de melhorias necessárias, estão limpeza urbana, sinalização turística, segurança e acesso aos atrativos e serviços turísticos.
O levantamento também identificou interesse dos visitantes por uma programação diversificada ao longo do ano. Eventos culturais foram os mais solicitados, aparecendo em 63% das respostas, seguidos por atividades gastronômicas, esportivas e ambientais. “Esse é um trabalho que a Setur já vem fazendo. Estamos felizes, pois estamos em sintonia com as demandas dos nossos visitantes. Desde o fim de 2025, estamos trabalhando para intensificar os eventos, como o Ubaterá, o Carnaval, a Arena Fan Fest entre outros que estão na nossa programação”, destacou o secretário de Turismo, Anderson Paiva.
Ainda segundo ele, os dados servirão de base para o planejamento de outras ações voltadas ao fortalecimento da atividade turística, contribuindo para o aprimoramento da experiência dos visitantes e para o desenvolvimento econômico do município.
“A pesquisa permitirá direcionar estratégias relacionadas à qualificação dos serviços, promoção turística, estrutura urbana e programação de eventos, considerando as características e expectativas do público que visita Ubatuba”, finalizou Paiva.
PREFEITURA DE UBATUBA SP

Comentários
Postar um comentário