Um balanço da Secretaria Municipal de Saúde mostra que somente nos três primeiros meses deste ano, 5.423 pessoas faltaram em consultas agendadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O número representa 10,79% do total de consultas registradas no primeiro trimestre de 2023.
Os dados levam em conta os atendimentos de saúde agendados com as equipes médicas e de enfermagem das UBSs. Ao todo, 50.239 consultas já foram realizadas de janeiro a março nas Unidades Básicas de Saúde e o número poderia ter sido maior se não houvessem faltas.
Bairros como Sertão da Quina, Horto, Ipiranguinha, Saco da Ribeira e Puruba lideram os números de pacientes que não compareceram às consultas. O secretário Municipal de Saúde, Josué Gulli, ressalta que o absenteísmo gera prejuízos e pode agravar problemas de saúde.
“Quem falta em uma consulta agendada está tirando a oportunidade de outra pessoa e aumentando a fila de espera do Sistema Único de Saúde. Além disso, o adiamento da avaliação médica e de exames pode colocar a saúde do paciente em risco, com o agravamento de sintomas e evolução de quadros clínicos”, explicou Gulli.
As Equipes de Saúde da Família (ESF) tentam conscientizar os pacientes sobre a importância da assiduidade nas consultas e a comunicação ao posto com antecedência caso surja algum impedimento.
“Temos investido constantemente em melhorias na área da saúde de Ubatuba e precisamos da colaboração de todos para que o sistema avance cada vez mais”, concluiu o secretário.
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário