sábado, 1 de abril de 2023

Você conhece a verdadeira historia Da paz de iperoig?

 

A maior mentira de Ubatuba!!!
Você conhece a verdadeira historia
Da paz de iperoig?
No dia 14/09, é feriado em Ubatuba, em razão do tratado da "Paz de Iperoig", em que segundo os livros de História, foi o primeiro tratado de paz entre índios e colonizadores brancos na América Latina.
Eu quero aproveitar o face e o dia da mentira pra esclarecer a quem ainda nao souber e estiver lendo isso de que essa é mais uma das muitas mentiras contadas nos livros de História, sempre do ponto de vista do europeu, que foi quem ficou vivo pra contar a história da sua própria maneira. É como diz a frase: "A história só é contada pelo lado dos supostos vencedores".
A verdadeira história é que os portugueses usaram os padres jesuítas Antônio Nóbrega e José de Anchieta pra irem até a Aldeia Iperoig (hoje atual Ubatuba) e convencer os índios a fazerem um tratado de paz, pois sabiam que de outra maneira eles jamais venceriam os tupinambás, que foram uma das tribos mais guerreiras que esse mundo já conheceu. Poucos dias depois do Tratado, eles pegaram os índios de surpresa e mataram todos! Foi uma das muitas outras atitudes covardes que os europeus fizeram ao longo da História em seu genocídio contra os povos indígenas nas Américas. Diz a lenda que devido a essa traição que os portugueses fizeram com os tupinambás, Cunhambebe, o líder da tribo dos tupinambás, antes de morrer jogou uma maldição na cidade, em que dizia que a partir daquele dia nada do que o europeu planejasse iria para frente e que a Natureza sempre choraria por eles. Essa é uma das razões que usam para justificar o fato de Ubatuba ser a 2ª cidade no Brasil que mais chove e por ela, mesmo já tendo quase 400 anos de História, ainda ter a pior economia e infra estrutura da região do Litoral Norte paulista. Em compensação, é a cidade mais preservada da região, com 80% de Mata Atlântica e 102 praias conservadas, de 103 existentes.
Dizem que a Maldição de Cunhambebe só será retirada quando começarem a contar a verdadeira história. Eu, em respeito a cultura indígena e caiçara que pude ter mais contato graças a Ubatuba, já faço questão de começar a fazer a minha parte e contar pra todos que estiverem lendo esse texto e ainda nao souberem, a verdadeira história. É hora da verdade aparecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário