O programa Caminho Digital do Ministério do Trabalho e Previdência tem como objetivo capacitar trabalhadores para o mercado de trabalho, centralizar e promover iniciativas de capacitação com foco no desenvolvimento de habilidades digitais e auxiliar na inserção profissional voltados para a Economia 4.0. Os cursos são realizados de maneira online.
A plataforma Escola do Trabalhador 4.0 faz parte do programa Caminho Digital, que é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Previdência realizada em parceria com a Microsoft para promoção de qualificação e inserção profissional.
A iniciativa prepara o trabalhador para os novos desafios do mercado de trabalho, com isso, são ofertados diversos cursos para todo o Brasil com acesso gratuito aos melhores conteúdos e certificação para comprovação de aprendizado. Os interessados podem se inscrever para os cursos por meio do link: https://cadastro.escoladotrabalhador40.com.br/
Todos os inscritos terão acesso ao pacote Office 365 gratuitamente durante o percurso nos cursos. No site do programa Caminhos Digitais é possível realizar também um teste de carreira, para auxiliar na escolha e nível do curso a ser escolhido.
O programa é aberto para qualquer residente no território nacional, e não há limitação de idade. Os cursos são gratuitos e o aluno trabalhador pode cursar quantos módulos quiser, após concluir um, pode se inscrever para os seguintes.
Os cursos são divididos em cinco modalidades:
Letramento Digital
É o nível mais inicial, com conceitos mais básicos relacionados aos primeiros passos para uma carreira digital.
Produtividade
Desenvolve as habilidades para explorar os programas do pacote Office 365.
Introdução à Programação
Conceitos iniciais relacionados à linguagem de programação.
Profissionalizante
Esta trilha é indicada para jovens e adultos que desejam seguir uma carreira específica no mercado de tecnologia. Engloba 4 áreas, Administrador de TI; Analista de dados; Analista de segurança de dados; Desenvolvedor e programador de software.
Avançados em TI
Conhecimento mais avançado em TI com otimização do desempenho individual contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais.
Fonte: Secretaria de Comunicação / PMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário