segunda-feira, 15 de maio de 2023

Tamanduá-mirim fêmea e filhote morrem atropelados em Ubatuba

 

Fêmea e seu filhote morreram por atropelamento. Mortes de animais nas estradas da região são frequentes – Foto: Jonathan Guerra

Uma fêmea tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla) e seu filhote morreram atropelados na sexta-feira, 12 de maio, na altura do bairro Itamambuca da rodovia BR-101 (Governador Mário Covas), em Ubatuba (SP). A cena dos dois animais mortos, juntos, chamou a atenção dos seguidores do perfil da ONG Instituto Profauna – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental no Instagram por ter sido divulgado no dia das mães.

Instituto Profauna, instituição que atua no monitoramento de atropelamentos de fauna na região e realiza resgates de animais silvestres, foi avisado sobre o caso no início da noite do sábado, 13 de maio. De acordo com o coordenador técnico da instituição, Tiago de Carvalho Leite, o relato informava que os animais estavam caídos fora da pista. “Quando começamos a nos mobilizar para ir ao local, descobrimos que o atropelamento já havia acontecido na noite do dia 12, pois um morador passou de carro pelo ponto onde ocorreu o fato, viu os tamanduás já mortos na pista e os colocou no canteiro”, explicou.

Os atropelamentos de animais silvestres na região são frequentes. O Instituto Profauna já registrou mais de 900 casos desde 2004. O banco de dados da ONG está disponível e em constante atualização no Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr) para livre consulta por pesquisadores e pelo poder público para a realização de atividades científicas e políticas públicas. “O monitoramento de fauna atropelada nas rodovias da região é parte do projeto 101: a BR da Vida, que começou atuando na Rio-Santos e hoje se estende para outras estradas, como a SP-125”, relatou Tiago.

FONTE.............. https://faunanews.com.br/2023/05/15/

Nenhum comentário:

Postar um comentário