O Teatro Municipal de Ubatuba recebe no dia 17 de outubro, às 19h30, “Sonho de artista”, espetáculo que vem encantando públicos de todas as idades desde 2021. No dia anterior, 16, haverá apresentação exclusiva para escolas e ongs, às 9h e 14h. E um workshop de formação.
Ubatuba fecha a temporada do I Circula Repertório, Borbolina Cia na carreira, contemplado pela Lei Paulo Gustavo 20/2023 – Difusão Cultural, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto contemplou a Circulação de dois espetáculos do repertório da Borbolina: O menino e a cerejeira por cinco cidades do noroeste paulista e a circulação de Sonho de Artista, por outras cinco cidades.
Nas quatro cidades por onde passou recentemente – Limeira, São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Botucatu – Sonho de artista atraiu um público de quase 4 mil pessoas, com impactantes depoimentos dos que tiveram a chance de assistir, com destaque para o expressivo número de estudantes, bem como integrantes de ongs, graças à acessibilidade oferecida.
Mensagem empolgante
Com texto e direção de Stella Tobar, com uma carreira de três décadas no circuito cultural, o espetáculo fala da vocação do artista, em uma homenagem lúdica e divertida a esse ofício e às dificuldades de criar e viver de arte, em uma releitura surpreendente da fábula A cigarra e a formiga.
Para favorecer o acesso de todos a uma mensagem estimulante, além de gratuito, haverá interpretação em Libras e audiodescrição. Integrantes de ongs e instituições culturais estão sendo convidados, além do público habitual.
“Em Sonho de Artista apresentamos ao público o conceito de arte como trabalho. Um trabalho digno como qualquer outros, cuja função é divertir, emocionar e despertar nossa humanidade. Foi emocionante demais ver o aspecto das crianças e adultos, além de muitos cegos e surdos na plateia. Para alguns era a primeira vez no teatro, o que já nos dá sentimento de dever cumprido, ao ver a arte ser acessibilizada a todos.
Por meio desse espetáculo, queremos inspirar principalmente o público-mirim a seguir seus sonhos e escolher a profissão por vocação e coração, como a formiga da nossa montagem que decide seguir o sonho de ser artista como profissão”, reforça Stella, feliz com a estimulante temporada cultural em curso nesse segundo semestre, e que terá seu encerramento em Ubatuba. No total, são dez cidades contempladas, trinta apresentações e dez workshops de formação, voltados aos artistas, profissionais e amadores e um público até agora de quase 8 mil pessoas!
Serviço
17 de outubro (quinta-feira) – Sonho de Artista
Sessão aberta ao público. 19h30.
Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.
Inclusivo: interpretação em Libras e audiodescrição.
OBS: Na véspera, dia 16 (quarta), apresentação exclusiva para escolas e ongs – 9h e 14h, mesmo local.
No mesmo dia, Workshop, das 19 às 21h, no mesmo local.
Sinopse:
Sonho de Artista, texto e direção de Stella Tobar. Co-direção de João Bourbonnais. Com Stella Tobar e Giuliano Caratori, diverte ao falar da vocação do artista e da escolha da profissão com o coração. Dois artistas saltimbancos que não se conhecem escolhem o mesmo teatro, dia e horário para realizar a mesma peça. Após discutirem e chegarem a um acordo, topam apresentar juntos a fábula comum a ambos, A cigarra e a formiga. Mas com o aparecimento de uma formiga que quer ser artista, essa antiga história ganha contornos surpreendentes. Será que a formiga conseguirá realizar seu sonho? Duração: 55 min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário