Álbum de estreia da cantora e compositora é uma jornada poética que une a experiência pessoal com o universo caiçara, mesclando gêneros musicais e metáforas envolventes, conta com participação especial de Douglas Germano
OUÇA AQUI: https://tratore.ffm.to/marabraga
A cantora e compositora Mara Braga estreia com seu álbum MarAdentro, um trabalho profundamente pessoal, nascido de vivências marcantes como um afogamento quase fatal, uma batalha contra a depressão e sua imersão na cultura caiçara tradicional de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. As canções do disco navegam entre o mar interno (a mente e a psique) e o mar externo, com suas paisagens e biomas encantadores. O disco chega às plataformas digitais nesta sexta, 11 de outubro.
A história por trás do álbum começou em 2018, quando Mara sobreviveu a um princípio de afogamento durante um mergulho em Santos, a 20 metros de profundidade. A experiência transformadora levou a artista a resgatar uma parte esquecida de si mesma, trazendo à tona sua arte que há muito estava submersa. No auge da pandemia, Mara trocou o ritmo frenético de São Paulo pela tranquilidade do litoral de Ubatuba, local que frequentava desde a infância, onde encontrou inspiração e paz para criar.
As composições de MarAdentro são recheadas de metáforas e referências literárias e musicais, evocando influências como Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Djavan, Matheus Aleluia, Arnaldo Antunes e muitos outros. Suas canções são um convite ao mergulho na alma humana, explorando as profundezas das emoções: ora turbulentas e agitadas, ora calmas e contemplativas, sempre povoadas por memórias, desejos e sonhos.
O álbum, produzido e arranjado pela pianista e compositora Juliana Rodrigues, flui entre diversos gêneros musicais, como samba, ijexá, ciranda, maracatu, baião, fandango caiçara e música erudita impressionista. A instrumentação variada cria um cenário sonoro rico e sensorial, que transporta o ouvinte para dentro das paisagens marítimas e emocionais que permeiam o trabalho.
MarAdentro também conta com colaborações especiais, como o cantor, compositor, e instrumentista Douglas Germano, que participa da faixa “Ubá Guapuruvu”, e o Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba, presente em “Gente que Cai”, uma celebração da cultura popular local.
A técnica vocal de Mara Braga brilha em cada faixa, servindo à expressão artística de forma marcante. Faixas como “Placenta do Mundo”, “Lua de Van Gogh” e “Ubá Guapuruvu” evocam um estilo que mistura música e narração, criando verdadeiras histórias sonoras. Os jogos de palavras e metáforas, marca registrada da artista, fazem do álbum uma obra repleta de nuances e interpretações, como se vê no próprio título MarAdentro, que brinca com seu nome, Mara, e em faixas como “Serei A” e “Gente que Cai”, com suas duplas interpretações.
Nascida em Araraquara, Mara Braga é uma artista multifacetada que, desde a infância, explora diversas formas de expressão como canto, percussão, dança, teatro, desenho, pintura, poesia e literatura. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (2008), Mara estudou o método Meisner e teatro musical, destacando-se no curta Amigos do Bairro (2022) e no musical Fleetwood Mac Rumours Tribute (2020-2021).
Especializou-se em interpretação de canções, estudando canto popular, belting, speech level singing, lírico e Scat Singing com grandes mestres entre 2018 e 2021. Em 2023, gravou backing vocal para o álbum “A Rabeca Secreta” de Adriano Salhab. Mara lidera a Banda Diabaria, voltada para releituras de clássicos carnavalescos e tropicalistas.
REPERTÓRIO
Todas as faixas são de Mara Braga, exceto Lua de Van Gogh, de autoria de Mara Braga e Juliana Rodrigues
- Pérola
- Ubá Guapuruvu
- Segredos de Oyá
- Placenta do mundo
- Lua de Van Gogh
- O peso do orvalho
- Gente que cai
- Serei A
FICHA TÉCNICA
Gravado em 2024 nos estúdio Henning (São Paulo – SP por Pedro Henning), Blues on the Rocks (Ubatuba – SP por Jorge Sérvulo), Musika (Rio de Janeiro – RJ por Jaime Álem) e Soundsgood (São Paulo – SP por Luciano Watase)
Músicos:
Voz: Mara Braga
Piano: Juliana Rodrigues
Violão: Evandro dos Reis
Bateria: Filipe Gomes
Contrabaixo acústico e elétrico: Bruno Aguillar
Percussão: Rodrigo Pirituba (faixa 2), Marilua Azevedo (faixas 3, 4 e 8), Victória dos Santos (faixa 6)
Violoncelo: Rafael Gandolfo
Violino: Ricardo Herz (faixa 1), Felipe Karam (faixa 4)
Clarinete: Cris Fayão
Clarone: Cristiano F. Carvalho
Saxofone alto: Sintia Piccin
Trompete: Richard Fermino
Flauta transversal: Tahyná Oliveira
Trombone: Conrado Bruno
Participações especiais: Douglas Germano (faixa 2) e Grupo de Fandango Caiçara de Ubatuba-SP com incidental de causo por Mário Gato (faixa 7)
Direção artística: Mara Braga
Produção Executiva: Carol Garcez
Arranjos, direção e produção musical: Juliana Rodrigues
Mixagem e Masterização: Pedro Henning
Foto: Erin Kavaliauskis
Arte de capa: Paulo Abreu
Design: Ananda Barreto
Projeto realizado através do ProAC – Edital n° 16/2023 – Música Popular / Gravação de álbum
FONTE : https://boomerangmusic.com.br/mara-braga-lanca-maradentro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário