sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Rancho Caiçara de Ubatuba encerra atividades e se prepara para 2023

 

Rancho Caiçara de Ubatuba encerra atividades e se prepara para o ano que vem (Foto: Ramon Soares)

O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” findou o Projeto ProAC. Bailes, danças, oficinas, reuniões, comidas típicas, união, parcerias e muita tradição fizeram parte deste ano. A partir de agora, o local contará com um espaço mais aconchegante e com uma infraestrutura mais adequada para muitos encontros culturais. As últimas atividades foram encerradas no último sábado, 05 de novembro, com a prova Rei e Rainha da Praia, com a apresentação do Fandango Caiçara e exposição de artesanatos sustentáveis, e outros, como dos indígenas, em madeira, papelão e crochês.


Para compartilhar um pouco do aprendizado foram disponibilizadas as cartilhas das oficinas – Réplica de Canoa Caiçara, Remo, Cestaria (Balaio) e Agulha e Rede de pesca -, criados procedimentos de uso e a regra da harmonia e do cuidado.

Ao todo foram investidos R$ 150.000,00 em pinturas, manutenção barreio, madeiras, equipamentos e segurança. A equipe gestora avalia positivamente todo o processo, com aprendizados e experiências importantes para a continuidade e próximas remadas.

História do Rancho Caiçara

O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano” na Praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, iniciou suas atividades em 2018 como uma sede de manifestações culturais promovidas pela parceria entre a Associação de Amigos e Remadores de Canoa Caiçara (AARCCA), grupo de Capoeira Peregrinos e Instituto Argonauta.

Em 2021, com o objetivo de aprimorar suas ações, foi inscrito e aprovado no edital do Programa de Ação Cultural São Paulo – PROAC-Direto, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e aí recomeçam suas atividades como um Centro de Cultura, Convivência e Tradição.

(Foto: Ramon Soares)

Nesse pequeno trecho de história já foram realizadas manifestações com conteúdo repletos de tradições com base em alicerces centenários, começando pela sua estrutura construída com conhecimentos “dos antigos” sendo de pau a pique, com fogão a lenha e trazendo os benefícios da modernidade, como a ligação de seus efluentes na rede de esgoto, da tecnologia, com seu sistema de segurança por alarme e câmeras.

A comemoração de tudo isso começou, ou melhor, REcomeçou, no dia 28 de maio de 2022 com uma Corrida de Canoa Caiçara pela manhã e um Baile de Fandango Caiçara a noite.

A participação nas atividades envolveu, além das equipes de organização e apoio, muitas pessoas das comunidades tradicionais de toda Ubatuba, o que enobreceu ainda mais a atividade. A família da Antônia dos Santos Mariano recebeu homenagem e foi lançado o projeto Plante uma Canoa, um viveiro de guapuruvu com oficina de plantio.

Sobre o Rancho Caiçara Antônia dos Santos Mariano

Por meio da lei municipal n⁰. 4455 de 08/12/21 veio a permissão de uso de área pública para a Associação Amigos Remadores Canoa Caiçara – AARCCA e Associação de Capoeira Angola e Tradições Brasileiras Peregrinos de Ubatuba– ACAPU, em parceria com o Instituto Argonauta, para fomento de atividades culturais, no Rancho Caiçara, no bairro do Perequê – Açu. A autorização para a homenagem Antônia dos Santos Mariano ocorreu em 2020, lei n⁰4308 de 05/10/20, após votação entre outras 12 indicações.

Antônia dos Santos Mariano, nascida no bairro do Taquaral em 13 de junho de 1913, ficou órfã de pai, ainda na infância, e devido às condições de vida da época começou a trabalhar para ajudar sua mãe nas tarefas que eram necessárias para o sustento. Casou-se com Alfredo Mariano de Cristo, com quem observou a lida das puxadas de rede, de grandes lances de tainha no Perequê-Açu. Participou das Folias e das Funções de Xiba e Bailes de Fandango. Onde estava tornou-se ponto de encontro e de descanso, sempre acompanhado de um café com garapa, banana cozida e um saboroso pixé, cará e biju. Escalava, salgava e colocava os peixes para secar. Seu modo de vida fez de nossa homenageada: “Um Pilar da Cultura Caiçara”.

Sobre a AARCCA

A Associação dos Amigos e Remadores de Canoa Caiçara – AARCCA iniciou suas atividades em 2013. Sua criação teve como objetivo salvaguardar a cultura caiçara, tendo as corridas de canoa como atividade símbolo da tradicionalidade. As corridas acontecem em muitas praias de Ubatuba/SP, Trindade/RJ e vem unindo forças com os municípios vizinhos do Litoral Norte, São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. As corridas são seguidas de uma grande festa comunitária com os grupos de Fandango Caiçara de Ubatuba e com essencial participação das comunidades onde ocorrem as corridas na organização, alimentação e no vínculo cultural coletivo sendo fortalecido a cada evento.

A Canoa Caiçara, feita de um pau só, faz parte de um importante processo de reconhecimento da canoa e do seu feitio como patrimônio material e imaterial, enviado ao IPHAN, (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 2012, pela Associação de Pescadores da Praia da Enseada.

Em Ubatuba, a primeira corrida de canoa aconteceu em 1957, na praia do Itaguá, na Corrida de Canoa Nossa Senhora das Dores. Em 2018, nos tornamos uma instituição de Utilidade Pública em Ubatuba (Lei n⁰.4067 de 2 de maio de 2018), em 2019 por meio da lei n⁰ 4188 de 31/07, as “Corridas de canoa Caiçara de um pau só”, integra o Patrimônio, Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Ubatuba.

 

Fonte: Divulgação


https://ln21.com.br/rancho-caicara-de-ubatuba-encerra-atividades-e-se-prepara-para-2023/

Nenhum comentário:

Postar um comentário