O Teatro Municipal sediará a 8ª Conferência de Cultura de Ubatuba neste sábado (2), das 9h às 17h. A Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba representa uma instância de participação social, promovendo a articulação entre o Governo Municipal e a sociedade civil por meio de organizações culturais e sociais. O intuito é conscientizar artistas, agentes, produtores culturais e demais interessados sobre o Plano Municipal de Cultura. Além disso, será a ocasião para a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Ubatuba – CMPC.
O CMPC é um órgão colegiado, deliberativo e consultivo integrante do Sistema Municipal de Cultura de Ubatuba. Sua principal função é elaborar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura consolidadas no Plano Municipal de Cultura – PMC.
O Conselho será composto por 22 membros titulares, com direito a voz e voto, acompanhados por um igual número de suplentes. Destes, 9 membros titulares e seus respectivos suplentes representarão cada Fórum Setorial e Territorial da Sociedade Civil.
Os representantes da Sociedade Civil serão eleitos nos seguintes setores:
– Artes Cênicas e Circo
– Dança
– Música
– Artesanato
– Artes Visuais
– Patrimônio Material
– Patrimônio Imaterial
– Cultura Urbana e Cultura Digital
– Literatura
– Comunidades Tradicionais Caiçaras
– Comunidades Tradicionais Indígenas
– Comunidades Tradicionais Quilombolas
– Empresas, Produtores Culturais e de Eventos
A Conferência propõe um debate sobre a cultura, democracia e direito à cultura como elemento fundamental da democracia. Temas como Institucionalização, Participação Social, Identidade, Diversidade Cultural, Economia Criativa, e Artes Digitais são focos centrais. Eixos específicos abordam desde marcos legais até o fortalecimento das cadeias produtivas, buscando promover debates sobre políticas culturais, memória, diversidade, economia e acesso às artes. Cada eixo orienta grupos de discussão com perguntas que visam aprofundar propostas e ações para fortalecer e garantir a continuidade das políticas culturais, ampliar a participação social, preservar a memória e a diversidade, promover a igualdade e a sustentabilidade econômica, além de explorar o potencial das artes digitais na democracia contemporânea.
Durante a conferência, cada participante deverá escolher um dos eixos (de 1 a 6) para participar dos grupos de discussão do tema e propostas relacionadas ao eixo, no dia da Conferência.
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de CulturaEixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais
PREFEITURA DE UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário