quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Escola de Dança de Ubatuba concorre ao Prêmio Governador do Estado 2023

 


O Prêmio Governador do Estado anunciou, nesta quinta-feira, 30 de novembro, os finalistas das 13 categorias que concorrem à homenagem. Foram escolhidos representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2023 em suas realizações. A cerimônia de premiação será realizada pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 12 de dezembro, às 19h.

Uma realização de cada categoria receberá R$ 35.500. A exceção é a categoria “Instituição Cultural” que não terá premiação em dinheiro. Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das categorias. Os ganhadores receberão, ainda, um troféu exclusivo confeccionado para o Prêmio. Entre as categorias estão: Arte para crianças, Artes Visuais, Circo, Teatro, Museus e centros culturais, Valorização do patrimônio cultural, Audiovisual, Incentivo à leitura, Dança, Música, Iniciativas culturais – Terceiro Setor, Iniciativas culturais – Setor Público e Instituição Cultural.

Para a escolha dos premiados, o processo de escolha é dividido em três etapas. Primeiro, seis comissões compostas por profissionais de reconhecida experiência e conhecimento na área cultural propõem – cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura, economia e indústria criativas de São Paulo em 2022 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas. Em seguida, a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, e um Conselho Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, selecionam as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. Por fim, o Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, define os premiados, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.

A escola de Ubatuba concorrerá na categoria dança ao lado de grandes nomes do setor: Mônica Tarragó, pelo espetáculo “Bando e Formatura 2022”; Kelson Barros, pelo espetáculo “Da cor do cobre”, Alex Soares, pelo Instagrimm – Os contos dos irmãos Grimm em Storie e Márika Gidali, pela turnê dos 50 Anos – Ballet Stagium.

Brisa Diamante, diretora da Experimental Dance Company, conta que recebeu com surpresa a indicação para o Prêmio.

“Foi uma surpresa receber essa indicação, pois trata-se de um prêmio muito significativo dentro do cenário artístico e que eu não esperava. Eu fico emocionada em saber que todo o esforço que tenho feito pela Experimental tem movimentado positivamente a dança em Ubatuba e, para além disso, refletido fora da cidade, projetando a escola como uma grande referência nacional no segmento. E vou além em dizer que para mim essa indicação não simboliza apenas o sucesso de uma escola de dança que se instalou numa cidade e ativou fortemente o mercado. Eu acredito que a indicação a esse prêmio seja pelo que temos feito nas entrelinhas, e que agora torna-se notável: a Experimental revolucionou a maneira de se pensar e fazer dança em Ubatuba – uma cidade improvável por não ser um grande polo urbano. Desde o início eu acreditei e lutei pela capacidade que a dança tem em transformar vidas. E é o que temos feito incansavelmente.”

A Experimental foi inaugurada em Ubatuba em setembro de 2015, com o objetivo de oferecer uma formação completa em dança e ser referência como um espaço de transformação por meio da arte. Desde então, a escola coleciona premiações e participação em eventos nacionais e internacionais.

Saiba mais sobre o processo de escolha dos indicados e conheça a lista dos finalistas: https://www.cultura.sp.gov.br/premio-governador-do-estado/

Experimental Dance Company: https://www.experimentaldancecompany.com.br/

Fonte: Experimental Dance Company

Nenhum comentário:

Postar um comentário