Historiadores, agentes culturais locais, pesquisadores da cultura popular e foliões se unem para a coleta de informações e o registro da memória ubatubense. Iniciado em março de 2023, o trabalho de pesquisa oral sobre as capelas do município busca além do registro a histórico, trazer à tona a importância destes espaços de convivência e a sua contribuição para a formação da identidade cultural de Ubatuba.
O projeto de pesquisa foi idealizado pela agente cultural Peola Maria Barbosa que acompanha há anos a Romaria do Divino em Ubatuba. A foliã é responsável pelo relatório de atividades de um dos grupos que mantém a tradição da manifestação popular no município. A escuta ativa durante as visitas nas comunidades já registrou importantes momentos sobre a cultura ubatubense.
A derrubada da Capela de São José, localizada na Praia do Félix, na última quinta-feira (21) ascendeu o alerta do grupo de pesquisadores sobre a importância de acelerar o processo de coleta de informações e sensibilizar a comunidade local sobre o patrimônio cultural. “Registrar a memória do povo caiçara se tornou ainda mais importante.” comenta Peola Maria após saber do ocorrido.
Endossam o projeto e contribuem com o processo de pesquisa membros do Setorial de Folclore e Tradições Populares e do Setorial de História e Geografia da FUNDART.
O Museu Caiçara de Ubatuba assina o projeto que está em vias de captação de recursos para sua ampliação. Interessados em contribuir com registros históricos, documentos, fotos ou depoimentos poderão entrar em contato pelo e-mail: museucaicaraubatuba@gmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário