quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba aprova destinação de verba do Dadetur

 


Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, dia 16, na sede da Secretaria de Turismo, o Conselho Municipal aprovou, por maioria, dois objetos que serão encaminhados para o Dadetur, Departamento de Apoio ao Desenvolvimento Dos Municípios Turísticos, para a destinação de recursos, ainda em 2023, o que até a semana passada era uma hipótese descartada pelo órgão. No entanto, a prefeitura ressaltou que o prazo para a definição do que será feito com o dinheiro é curto e precisa ser feita até o final de outubro.

Por conta disso, a reunião extraordinária foi convocada e duas sugestões foram apresentadas pela prefeitura para o investimento dos recursos do Dadetur que devem girar em torno de R$ 5 milhões. São elas, a finalização da obra da orla do Perequê-Açu e a revitalização da orla do Itaguá.

Segundo a administração municipal, o projeto do Perequê-Açu, que está em curso, precisará de mais investimentos para ser concluído. Apesar de alguns questionamentos sobre a necessidade de mais verbas para a obra, esse objeto foi aprovado sem maiores ressalvas. Já a revitalização da orla do Itaguá gerou muita discussão e questionamentos, antes de ser aprovado.

Dentre as falas dos presentes, em especial dos conselheiros, ficou clara a preocupação de que houvesse um compromisso da prefeitura em apresentar o projeto, antes que ele fosse encaminhado ao Dadetur, já que hoje, seria aprovado apenas o objeto, ou seja, para onde os recursos seriam destinados, e apenas após a aprovação se elaboraria o projeto a ser realizado.

Dentre as premissas que foram solicitadas pelo Conselho, para que estejam contempladas no projeto a ser elaborado, estão, em caso de necessidade de supressão, plantio de árvores nativas no local, atenção especial para a ciclovia, e a implantação de lombo faixas. Como proposta, a prefeitura destacou a realização da troca do piso do passeio público que hoje se encontra danificado por “pervers”, reforma da iluminação, aproveitando a estrutura já existente no local; e ajuste e melhoria da ciclovia, entre outros.

A prefeitura foi questionada sobre a situação dos quiosques, pois muitos têm passado por reformas que resultaram em ampliação do espaço físico existente. O prefeito Marcio Gonçalves Maciel, que acompanhou a reunião, disse que, neste momento, não será possível premiar o projeto com mudanças em relação aos quiosques, mas que esta questão já está sendo avaliada no projeto Orla que estaria sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Ficou acertada uma nova reunião extraordinária do Conselho para o próximo dia sete de novembro, quando o projeto a ser aplicado no Itaguá será apresentado para observações e aprovação pelos membros do órgão colegiado.


FONTE  :    ln21.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário