As obras de construção do Centro Cultural na Aldeia Renascer, em Ubatuba, estão a todo o vapor. A construção é por conta de emenda parlamentar ao orçamento do Estado, de autoria do deputado Enio Tatto.
A Aldeia Renascer Ywyty Guaçu, fundada em 1999 por famílias dos troncos Tupi e Tupi Guarani, tem como objetivo reconquistar o espaço tradicional pertencente aos seus ancestrais. No local residem 23 famílias ou 110 pessoas, a maioria jovens e adolescentes.
"O futuro Centro Cultural será uma referência para as demais aldeias do Estado de São Paulo e local de formação e divulgação da cultura indígena", frisa Enio Tatto.
Os recursos financeiros da emenda foram repassados à Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, responsável pelo acompanhamento da obra. "As obras iniciaram dia 1º deste mês, a cargo da empresa CHG Engenharia e Construções Ltda, e tem término previsto para 30/12/2023", acrescenta.
O pedido do Centro Cultural é do cacique e presidente Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepisp), Cristiano Awa Kiririndju (o Kiki), da Aldeia Renascer, e de outras lideranças indígenas.
"Fico muito contente em poder ajudá-los a realizar este sonho, que será referência para São Paulo e Brasil", conclui o parlamentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário