quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Defensoria pede à Justiça observância de tratamento adequado às famílias removidas do Morro do Fórum, em Ubatuba

 

Arquivo/Tamoios News

Diante da operação policial que efetuou nesta terça-feira (28/11) a remoção forçada de cerca de 170 famílias que habitavam o Morro do Fórum, em Ubatuba, a Defensoria Pública protocolou petição à Justiça solicitando a observância mínima de parâmetros normativamente estabelecidos para o cumprimento de ordens de remoção.

No pedido, a defensora pública Camila Watanabe, do Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, informou que os moradores relataram a ausência de disponibilização de refeição para as pessoas abrigadas no ginásio municipal conhecido como Tubão. “De notar-se que, entre os ocupantes, há crianças, boa parte delas da primeira infância, que foram acordadas às 5h da manhã, quando iniciadas as operações, e estão há muitas horas sem qualquer fornecimento de alimento”. Depois do peticionamento, soube-se que houve distribuição de refeições, porém permanece a falta de informações por parte do Município em relação ao fornecimento de alimento, água, colchões e outros insumos.

Camila Watanabe também menciona as más condições do ginásio para receber as famílias, dando conta de que o local não dispõe de mínima ventilação, o que provocou mal-estar em diversas pessoas no local.

Diante disso, requereu que o Município seja instado a fornecer, com urgência, os meios adequados ao cumprimento da medida e a esclarecer, de maneira documentada, os insumos de higiene, as refeições, os colchões e as mínimas condições de habitabilidade a serem fornecidas.

A defensora acrescentou ainda que a Resolução 510/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determina que, em cumprimentos de ordens de desocupação, o Município proceda ao prévio cadastramento das famílias que ocupam a área a ser reintegrada, bem como para que indique o local para a sua realocação e as encaminhe aos órgãos de assistência social e programas de habitação; e que os planos de ação disponham sobre os encargos com transportes e guarda dos bens essenciais das famílias removidas.

Fonte: Defensoria de São Paulo 

 

Servidor da Prefeitura de Ubatuba é tetracampeão mundial de Jiu-jitsu

 

 

Trajano Medrado, “Trame”, como é popularmente conhecido, servidor público há 33 anos na Prefeitura de Ubatuba, divide seu tempo entre o atendimento à população no Banco do Povo, vinculado à Secretaria de Assistência Social, e sua paixão pelos tatames de Jiu-Jitsu.

O atleta explica que as artes marciais sempre fizeram parte de sua vida. “Comecei com o judô e, em 1989, conheci jiu-jitsu, e, desde então, tenho sido um dos pioneiros em sua divulgação no Litoral e Vale Paraíba “relembra.

Tanta dedicação rendeu frutos notáveis. O atleta da Categoria Master, faixa Preta e peso médio, acaba de conquistar seu quarto campeonato mundial durante o renomado Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, CBJJE, um dos maiores campeonatos de Jiu-Jitsu do país, realizado de 23 a 26 de novembro em São Paulo, com mais de 5000 inscritos.

Além desse feito, seu comprometimento se estende a um título igualmente relevante: o de “Cidadão Amigo da Criança”, conferido em 2022 devido ao seu trabalho com as crianças da cidade em sua escola Tramebjj. “Por meio das aulas, transmitimos os valores da arte suave, como disciplina, cidadania, qualidade de vida e relacionamento interpessoal, utilizando o esporte como instrumento de inclusão social, formando atletas competitivos com diversos títulos nacionais e internacionais.

PREFEITURA  DE  UBATUBA   SP

Tubão: Prefeitura abriga 73 famílias do Morro do Fórum

 

Com o início nesta terça-feira (28) da operação de desocupação e demolição das construções irregulares do Morro do Fórum, na Estufa II, um total de 73 famílias, sendo 123 adultos e 62 crianças, estão abrigadas pela Prefeitura de Ubatuba no Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão.

As famílias que não tiveram para onde ir após a ação estão recebendo auxílio de diversas secretarias municipais, com uma equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, profissionais da saúde e recreadores. O atendimento oferece alimentação completa e estrutura necessária para que as pessoas possam se alojar até encontrarem uma nova moradia.

No local também está sendo feita uma avaliação social para a disponibilização do auxílio moradia às famílias que se enquadrarem no projeto, pelo período de até 12 meses. Ao final desta quarta-feira (29), 10 famílias já receberão o valor de R$ 1.320,00 cada. O auxílio será disponibilizado pela prefeitura, pago com recursos próprios do município.

De acordo com a Secretaria de Assistencial Social ainda não é possível estipular o tempo que as famílias poderão permanecer no ginásio, visto que é necessário aguardar a liberação do auxílio moradia. Enquanto isso, a prefeitura disponibilizará transporte para levar e trazer as crianças e os adolescentes até as unidades escolares, a fim de que ninguém perca os períodos de aula.

O pessoal da Proteção do Bem Estar Animal segue acolhendo também os animais que viviam com os ocupantes do morro. Alguns cachorros e gatos estão acompanhando os donos no Tubão, uma cadela prenha foi resgata e ficará sob os cuidados de uma ONG até ter os filhotes, enquanto os bichos mais bravos foram alocados, provisoriamente, em um imóvel reservado para a ação. Entre os animais assistidos também estão galinhas e patos.

Ação no morro

Neste segundo dia da operação, o trabalho de demolição das cerca de 170 construções irregulares instaladas na área pública do Morro do Fórum, bem como a segurança do local para evitar que novas pessoas ocupem o espaço, continua com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil e servidores da Secretaria de Infraestrutura.

O número de militares já foi reduzido no local, com viaturas realizando apenas o controle de acesso ao morro. A previsão é de que os serviços sejam encerrados até a próxima segunda-feira, dia 4.

 PREFEITURA  DE UBATUBA  SP

Confira novas vagas de emprego com foco nas férias de verão

 

A temporada de verão se aproxima e, com ela, surgem novas oportunidades de trabalho em Ubatuba. A fim de atender a demanda, o Balcão de Empregos, situado no Poupa Tempo (Rua Professor Thomaz Galhardo, 1172), informa que o quadro está atualizado e apresenta vagas para diferentes áreas e níveis de escolaridade.

Os interessados devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, munidos dos seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho.

As empresas que desejam oferecer vagas podem cadastrar suas oportunidades na plataforma online do Balcão de Empregos, acessível em http://servicos.ubatuba.sp.gov.br/.

Além disso, o Balcão oferece suporte na criação de currículos e disponibiliza cursos de qualificação profissional para auxiliar os candidatos.

Vendedor (1) Ensino Médio
Atendente balconista (20) Ensino Fundamental Incompleto
Atendente de lojas e mercados (20) Ensino Fundamental Incompleto
Atendente de farmácia – balconista (10) Ensino Médio Completo
Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) (2) Ensino Fundamental Completo
Ajudante de motorista (3) Ensino Fundamental Completo
Recepcionista de consultório médico ou dentário (1) Ensino Médio Completo
Garçom (3) Ensino Fundamental Completo
Ajudante de Cozinha (4) Ensino Fundamental Incompleto
Auxiliar nos serviços de alimentação (4) Ensino Fundamental Incompleto
Auxiliar de lavanderia (5) Ensino Fundamental Completo
Vendedor(a) (3) Ensino Médio Completo
Atendente balconista (5) Ensino Fundamental Completo
Atendente de lojas e mercados (5) Ensino Fundamental Completo
Padeiro (1) Ensino Fundamental Completo

PREFEITURA    DE   UBATUBA   SP

Fundo Social de Solidariedade altera data de doação de roupas

 

O Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba (Funsoc) informa que a ação de doação de roupas ao público atendido pela entidade, que aconteceria na quinta-feira, 30, foi adiada para o dia 7 de dezembro.

O horário da iniciativa será mantido, com início às 10 horas. Para participar, será necessário portar um documento de identificação e preencher uma ficha. Bruna ainda recomenda que a pessoa possa levar uma bolsa ou sacola para transportar as peças que irá levar.

A presidente do Fundo Social, Bruna Barbosa, pede a compreensão dos beneficiados pelo evento, ressaltando que a alteração é decorrente das demandas que surgiram ao Funsoc nesta semana, como o apoio aos moradores do Morro do Fórum, que estão alojados no Ginásio de Esportes Tubão.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

Trecho da rua Dr Esteves da Silva será parcialmente bloqueado

 

Devido às obras de revitalização da avenida Iperoig, no ponto de entroncamento da via com a rua Dr Esteves da Silva, o trânsito no local sofrerá alterações temporárias de quarta-feira, 29, a 11 de dezembro.

Motoristas que trafegam pela rua Esteves da Silva sentido Perequê-Açu e quiserem acessar o bairro deverão trafegar pela rua Félix Guisard Filho – que terá a mão invertida como antigamente por período determinado – e, posteriormente, seguir pela rua Condessa de Vimieiro e avenida Iperoig.

Quem estiver no Perequê-Açu e for acessar a região central, deve percorrer normalmente a rua Dr. Esteves da Silva, que ficará parcialmente bloqueada (somente no sentido centro-avenida).

De acordo com o Departamento de Trânsito, a interdição tem como objetivo concluir a colocação de bloquetes no trecho.


PREFEITURA    DE   UBATUBA    SP

LIVRO SOBRE HANS STADEN SUA ALMA, MINHA ALMA SERÁ LANÇADAO EM UBATUBA ...

 

O Escritor alemão Detlef Günter Thiel vai lançar sua obra literária "HANS STADEN SUA ALMA MINHA ALMA".
Dia 02 de dezembro no Centro Cultural Araponga.
Em Ubatuba SP Brasil.
Não perca.

Charles Medeiros via facebook

Endemias promove ações contra o mosquito da dengue

 

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, preparou para esta semana diversas ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. Os agentes do setor realizarão palestras e orientações importantes para conter a reprodução do mosquito.

Nesta quarta-feira (29), às 14h, o grupo visitará o Projeto Namaskar, no bairro Sesmaria; na quinta-feira (30), os agentes estarão na Escola Maria Josefina, na Estufa II; na sexta-feira (1º) o trabalho será realizado, das 9h às 16h, no supermercado Maná; e para encerrar as ações no sábado (2), os profissionais de Endemias ficarão no Calçadão, na região central, das 9h às 15h, para orientar a população sobre os cuidados principalmente com a dengue.

Além de palestras explicativas, os agentes também apresentarão fotos, vídeos e maquetes, bem como o reforço sobre a importância de não deixar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

De acordo com o coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, grande parte das atividades estão concentradas no bairro da Estufa II pelo fato do bairro ser o que mais tem casos positivos de dengue no município. “No local também estamos fazendo serviços de nebulização e vistoria de casas e comércios. O setor monitora os casos de arboviroses e foca as ações nas proximidades do imóvel onde tem exames positivados”, explicou Dantas.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

Ubatuba é pódio em todas as categorias do Circuito Mares

 

No último final de semana, dias 25 e 26 de novembro, a Praia da Enseada foi palco da 5ª etapa do Circuito Mares, maior evento de águas abertas do Brasil.

Com um recorde de 2500 participantes, o evento foi um sucesso. “Fomos muito bem recebidos em Ubatuba. O clima ajudou e a legião de atletas presentes elevaram a energia do evento de uma maneira lindíssima e emocionante. Que venham os próximos”, destaca o diretor técnico do circuito Mares, Fabricio Vieira.

Representando Ubatuba, 90 atletas, sob direção dos técnicos Marcos Iacopi e da professora Luciana Santos, dominaram as águas e brilharam com vitórias em todas as categorias e modalidades do circuito demonstrando excelência em cada prova, desde os desafios mais curtos, como os 500 metros, até maratonas aquáticas de 5 km.

Além das vitórias individuais, a participação da equipe foi marcada pela solidariedade, com a presença da barraca da APAN para arrecadar fundos visando apoiar as competições do ano seguinte.

“A participação da Equipe de Natação de Ubatuba na 5ª etapa do Circuito Mares não só demonstrou a excelência esportiva, mas também ressaltou o espírito coletivo e a determinação dos atletas em elevar o nome da cidade. Com conquistas memoráveis e apoio mútuo, deixaram um legado de inspiração para as futuras gerações de nadadores”, conclui iacopi.

 

Confira os resultados:

Geral

prova de 2.5km

1º Adrielle Alves

3° Gustavo Barros

 

Prova de 1 km

1° geral Julia Cristine

2° geral Luana Ambrósio

 

Aquathlon

1° Lugar

Alexandre Augusto Giordano

1° Lugar

Luciana Celestino Dos Santos

5° Lugar

Thiago Moraes

 

Aquathlon Misto

2° Lugar

Catarina Winckler

Patrick Winckler

 

4° Lugar

Daniel Juvenal E Bárbara Silva

 

5° Lugar

João Vitor Moura E Paulo Moura

 

Prova Challenger 5km

1° Lugar Categoria (5° Geral)

Felipe Fagnanni

 

2° Lugar

Otavio Kanazawa

 

 

Prova Marathon 2.5 Km

1° Lugar Categoria

Adrielle Alves

Gustavo Barros

Ludmila Silva

Shayenne Grabner

Ramadan Mohamad El Ali

 

2° Lugar Categoria

Bruno Leandro Santos

Joaquim Castro

Iasmyn Da Costa

 

3°Lugar Categoria

Andressa Alves

 

4° Lugar Categoria

João Luis Carvalho Jr

Henrique S. Kanazawa

 

Prova Short 1 Km

1° Lugar Categoria

Julia Cristine Soares

Luana Ambrósio

João Vitor De Moura

Nicolas Alexandre De Andrade

Lanui Dos Santos Briet

Andréa Harume

 

2° Lugar

Julia Moreira Damasceno Bastos

Yago R. Rocha

 

3° Lugar

Antony Bianelli

 

4° lugar

Benedito Graça

 

5° Lugar

Nathan C. Lima

Juan Da Silva Ferreira

Sebastião Martins

 

Prova Finisher 500 Metros

1° Lugar

Alanis De Paula Carmo

 

Sup Race

2° Catarina Winckler


PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Ubatuba terá mais mudanças no trânsito da região central

 

Motoristas que trafegam pela região central de Ubatuba devem ficar atentos: algumas vias terão mudança de sentido e direção a partir do dia 20 de dezembro.

A primeira delas é a inversão no sentido da rua Condessa de Vimieiro/ rua Cel Ernesto de Oliveira, que vai passar a operar sentido praia – bairro até a rua Cunhambebe. A outra é a abertura da rua Dona Maria Alves – ligação com a avenida Iperoig onde, atualmente, existe uma calçada bloqueando a passagem – local onde ficam estacionados vários veículos de táxi.

A última, é referente à alteração feita recentemente no sentido da rua Félix Guisard Filho, que permanece, operando em direção Itaguá/Perequê-Açú. Em consequência disso, o trecho da rua Dr. Esteves da Silva entre a Rua Felix Guisard Filho e av Iperoig continuará operando em  mão dupla.

De acordo com a Diretoria de Trânsito, faixas informativas serão disponibilizadas nas vias para indicar e conscientizar os motoristas da alteração. Além disso, funcionários do Trânsito e da Guarda Civil Municipal ficarão nos locais a partir da oficialização da medida para evitar a ocorrência de acidentes.

Ainda segundo o Trânsito, as medidas visam atender o Plano de Mobilidade e garantir maior fluidez no trânsito.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

OBRAS DA AVENIDA IPEROIG EM FASE DE CONCLUSÃO...

 

As obras na avenida estão prestes a ser concluídas, conforme declarou o secretário de Obras Públicas, Carlos Peixoto Jr. Nesta terça-feira, 28 de novembro, as equipes estão iniciando as soldas de fixação das grelhas metálicas nas canaletas de drenagem da avenida Iperoig.

As instalações têm o objetivo de melhorar a captação, drenagem e escoamento das águas pluviais na avenida. O secretário também informou que a normalização do tráfego no trecho da Condessa de Vimieiro está prevista para esta terça, 28 de novembro, e que no dia seguinte, 29, deverá liberar o acesso ao trânsito da avenida Iperoig para a Rua Conceição.

O projeto conta com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e também verba municipal.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

Cidade de Ubatuba integra rota estadual de Afroturismo

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra., celebrado em Novembro, o Governo do Estado de São Paulo elencou rotas turísticas de turismo étnico ou afroturismo, que vêm ganhando força na região. Ubatuba integra a chamada Rota da Liberdade, que destaca o Quilombo da Fazenda, localizado na região norte do município.

Trata-se de um dos exemplos de organização desses povos que se organizam por meio da modalidade denominada Turismo de Base Comunitária (TBC). O Quilombo da Fazenda é reconhecido nacional e internacionalmente por sua gastronomia e, também, pela Casa da Farinha, Patrimônio Material de Ubatuba.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado,  nas experiências oferecidas por esses grupos de empreendedores são mostrados aos turistas estrangeiros e brasileiros, além da população local, o quanto a cultura preta têm participação central na construção do nosso país, principalmente nas cidades históricas e mais turísticas.

Segundo o secretário da pasta, Roberto de Lucena, “o turismo étnico no Brasil é essencial para o regaste de nossas histórias e memórias”. Para conferir mais sobre a rota da liberdade, acesse: https://rotadaliberdade.com.br/

 

Taus

Um grande avanço para a comunidade do Quilombo da Fazenda, em setembro deste ano, foi a entrega do Termo de Autorização de Uso Sustentável Coletivo de Área da União (Taus) pela Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo – SPU/SP, um instrumento de regularização fundiária e um avanço rumo ao reconhecimento territorial. São 80 mil metros quadrados na Praia da Fazenda e a finalidade dessa titulação é garantir a moradia dos quilombolas atuais e futuras gerações.

 

Outras comunidades Quilombolas

Segundo o Censo 2022 do IBGE, além do Quilombo da Fazenda, Ubatuba possui mais três comunidades quilombolas: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi e Quilombo do Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas.

 

Guia Negro

O Guia Negro é uma plataforma que realiza experiências turísticas em diversas cidades brasileiras, faz consultorias, produção independente de conteúdo sobre viagens, cultura negra, afroturismo, movimentos e black business. Para conferir, acesse: https://guianegro.com.br/.

 PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

Exposição “Paralelos” reúne obras de 16 artistas em espaço no Itaguá

 

Premiados artistas de Ubatuba reuniram suas obras para formar a exposição “Paralelos”, que será aberta nesta quarta-feira, dia 29, em um espaço no bairro do Itaguá. A mostra tem entrada gratuita e não possui data definida para o encerramento.

Participam do evento os artistas: Ana Bedoya, Ana De Gregório, Anderson Negoarte, Bárbara Bigosinski, Cássio Leitão, Chris Lohn, Edu Thomé, Erica Sanches, Fernando Brettas, Isabelle Messina, Jimena Correa, Li Santos, Marcio Schiaz, Natália Bamberg, Pedrinha e o convidado especial, Sami Akl.

Com curadoria de Isabelle Messina, a exposição pode ser conferida em um restaurante localizado na avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 155, no Itaguá, de quarta a segunda-feira, das 12h às 22h30.

A exposição “Paralelos” conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).

PRFEITURA   DE  UBATUBA   SP

Pré-cadastro habitacional continua disponível no site da prefeitura

 

A Prefeitura de Ubatuba segue com o pré-cadastro habitacional aberto no site www.ubatuba.sp.gov.br. O objetivo é computar o número de pessoas que necessitam de moradia ou que atualmente residem em áreas irregulares, consideradas de risco pela Defesa Civil ou em espaços de preservação ambiental.

Estimar a demanda habitacional do município é essencial para a inscrição da cidade em programas de moradias, viabilizando programas habitacionais em parceria com os governos federal e estadual, bem como empresas, construtoras, incorporadoras, entre outros órgãos.

A Secretaria Municipal de Habitação ressalta que o cadastro não garante concessão de unidade habitacional, mas que os dados serão utilizados como base de cálculo. “Ubatuba precisa ter uma estimativa de déficit habitacional, que são os números de pessoas vivendo em moradias inadequadas, precárias ou até mesmo com a falta de um lar. A identificação desse índice gera estratégias de desenvolvimento habitacional para o município”, explicou a secretária de Habitação, Denise Gontijo.

A inscrição está disponível no site oficial da Prefeitura de Ubatuba, no link “Pré-cadastro habitacional”. Para se inscrever, a pessoa não pode ser proprietária de um imóvel e necessita ser inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O cadastro ficará disponível no site da prefeitura por tempo indeterminado. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (12) 3834-1066.

CadÚnico

O cadastro do CadÚnico pode ser feito por aplicativo ou pessoalmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Para obter mais informações acesse o site: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/como-cadastrar.


PREFEITURA    DE   UBATUBA   SP

VÔLEI DA TERCEIRA IDADE DE UBATUBA ESTÁ NA FINAL DA LIGA LITORAL NORTE 2023...

 

As equipes do vôlei da terceira idade da Prefeitura de Ubatuba continuam sua trajetória de conquistas. No último sábado, 25 de novembro, Ubatuba foi palco da Liga Litoral Norte de Vôlei, um evento dedicado à participação das quatro cidades da região, bem como a promoção do esporte entre a terceira idade.

Durante a partida, destacaram-se as equipes masculinas 58+ e 68+, que, devido aos excelentes resultados alcançados durante a temporada, já podem celebrar os títulos de campeãs em suas respectivas categorias.

E as festividades não se encerram por aí: a equipe feminina 58+ está prestes a se juntar aos atuais campeões e erguer o troféu. A decisão está marcada para o dia 9 de dezembro, em Ilhabela, e promete ser um jogo intenso e repleto de emoções.

O técnico das equipes, Marcos Marra, está orgulhoso dos resultados alcançados durante o ano e acredita que todos os atletas excederam as expectativas e conquistaram, além de títulos, novas amizades, mais saúde e disposição.

” Eles são os meus incentivos e exemplos, que a dedicação faz alcançar objetivo”, conclui Marra.

PREFEITURA DE UBATUBA SP

Prefeitura auxilia ocupantes do Morro do Fórum em ação de desocupação da área

 

Atualizado às 16h20

O primeiro dia da operação de desocupação e demolição das construções do Morro do Fórum seguirá até às 18h desta terça-feira (28), com retorno previsto para as 7h de quarta-feira (29). A previsão das equipes é de que todo o serviço seja concluído até a próxima quinta-feira, dia 30.

Até o momento, 50 famílias, sendo 89 adultos e 38 crianças, estão abrigadas no Tubão. No local está sendo feita uma avaliação social para a disponibilização do auxílio moradia às famílias que se enquadrarem no projeto, no valor de até um salário mínimo, pelo período de até 12 meses.

Uma equipe formada por assistentes sociais, psicológicos, profissionais da saúde e recreadores estão oferecendo suporte às famílias no ginásio. O atendimento também oferece alimentação completa e estrutura necessária para que as pessoas possam se alojar até encontrarem uma nova moradia.

Nos próximos dias, a prefeitura disponibilizará transporte para levar e trazer as crianças e os adolescentes até as unidades escolares, a fim de que ninguém perca os períodos de aula.

Até o momento, cerca de 50 construções irregulares já foram demolidas, de uma média de 170. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, todo o material da demolição recolhido no local está sendo encaminhado para o pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb).

Ao longo desta terça-feira, seis cachorros foram acolhidos pela equipe de Proteção do Bem Estar Animal e estão alocados, provisoriamente, em um imóvel reservado para a ação no bairro do Perequê-Açu.

Por conta do uso do Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão, para abrigar as famílias que não têm para onde ir, as atividades esportivas que utilizam o espaço, como vôlei e basquete, estão temporariamente suspensas até a liberação do ginásio.

Após a limpeza da área, a Secretaria de Meio Ambiente fará o reflorestamento do morro, com a recuperação ambiental do espaço.

 

Atualizado às 11h35

Pessoas abrigadas no Tubão: 19 famílias, sendo 32 adultos e 25 crianças

 

Atualizado às 11h

Até às 11h, 20 pessoas estão abrigadas no Tubão;

Seis cachorros estão com a equipe de Proteção do Bem Estar Animal e foram alocados, provisoriamente, em um imóvel reservado para a ação no bairro do Perequê-Açu;

Móveis e pertences das famílias que ainda não encontraram um local para ficarem estão sendo transportados com o auxílio da prefeitura para o Centro de Convenções, onde são registrados e armazenados.

  

 

Atualizado às 10h

Uma grande operação com policiais militares, oficiais de justiça, suporte de servidores de diversas Secretarias Municipais, deu início na manhã desta terça-feira (28) ao cumprimento da decisão judicial que ordena a desocupação e a demolição das construções irregulares que integram a área do Morro do Fórum, localizada no bairro da Estufa II. Os ocupantes estão sendo retirados do local, cadastrados pela prefeitura e, as famílias que não têm realmente onde se alocar, serão direcionadas para o Ginásio de Esporte Benedito Pinho Filho, o Tubão.

A ação está transcorrendo de forma pacífica, com os ocupantes podendo retirar seus pertences do local. Cerca de 300 pessoas estão atuando na operação.

Infraestrutura oferecida

A Prefeitura de Ubatuba disponibilizou ônibus e vans para realizar o transporte dos ocupantes até um local indicado por eles, bem como o direcionamento para o Tubão, aos que necessitarem. Também está sendo oferecido suporte de caminhões para a mudança dos pertences das famílias.

Suporte social

A Secretaria Municipal de Assistência Social está cadastrando todos os ocupantes retirados da área do Morro do Fórum e segue de prontidão no Tubão para receber as famílias que precisarem de abrigo nos próximos dias. Com o cadastro e avaliação social, a secretaria poderá disponibilizar auxílio moradia às famílias que se enquadrem no projeto, no valor de até um salário mínimo, pelo período de até 12 meses.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Ubatuba já havia disponibilizado o auxílio moradia aos ocupantes da área antes da ação de desocupação, mas o benefício foi recusado por todos.

Tubão

No ginásio de esporte foi montada uma equipe formada por assistentes sociais, psicológicos, profissionais da saúde e recreadores para acolherem as famílias. No local também será disponibilizado alimentação e estrutura necessária para que as pessoas possam se abrigar até encontrarem uma nova moradia.

Animais

A equipe de Proteção do Bem Estar Animal (Centro de Referência Animal) também está acompanhando a operação e oferecendo suporte no transporte e recolhimento dos animais na área do Morro do Fórum.

Área de Risco

O Morro do Fórum é uma área pública, avaliada pela Defesa Civil como de Alto Risco, com iminente perigo de vida às pessoas que ocupavam o local, agravando-se principalmente nestas épocas de fortes chuvas. Em fevereiro deste ano, uma pedra rolou de uma encosta e ocasionou a morte de uma criança de 7 anos no bairro.

PREFEITURA   DE  UBATUBA    SP

Equipe de Ubatuba disputa 5ª etapa do festival mirim de natação

 

O Festival Mirim da Federação Aquática Paulista foi encerrado com muita festa no Itaguará Country Club, em Guaratinguetá. O torneio reuniu oito entidades, totalizando 176 atletas, sendo 98 do sexo feminino e 78 do masculino.

Representando Ubatuba, cinco atletas estiveram presentes, todos acompanhados pelos professores Marcos Iacopi e Sara dos Reis Sartorato.

“Uma das competições destacadas foi a prova mista para a categoria pré-mirim de 07 a 08 anos. Nessa prova, os atletas vivenciaram o desafio do medley, combinando os quatro estilos e seus fundamentos de saídas e viradas. A equipe conquistou o 6° lugar no quadro geral” destaca Iacopi.

Os resultados foram os seguintes:

– Artur Guedes A. Carpinetti: 3° lugar nos 100m livre e 4° lugar nos 50m borboleta.

– Alanis de Paula Carmo: 4° lugar nos 50m borboleta e 6° lugar nos 100m livre.

– João Pedro Giordano: 5° lugar nos 100m livre e 7° lugar nos 50m borboleta.

– João Vitor Albado: 6° lugar nos 100m livre e 6° lugar nos 100m borboleta.

– Matheus Guedes A. Carpinetti: 19° nos 25m borboleta/costas, 21° nos 25m peito/crawl.

Os destaques do ranking geral por categoria foram:

– Categoria Mirim 2: Artur Guedes A. Carpinetti em 3° lugar, Alanis de Paula Carmo em 4° lugar e João Vitor Albado em 7° lugar.

– Categoria Mirim 1: João Pedro Giordano em 7° lugar.

– Categoria Pré-Mirim: Brenda Silva em 12° lugar e Matheus Guedes A. Carpinetti em 26° lugar.

“Agradecemos à Secretaria Municipal de Esportes, ao Secretário Fábio Rossi, ao professor Fábio Medeiros, e à coordenadora da natação, Lili, pelo apoio às competições da Federação Aquática Paulista. Também um agradecimento especial ao Colégio MV e à Apan (Associação dos Pais dos Atletas da Natação”, conclui Iacopi.

Etec Paula Souza realiza processo seletivo para professores

 

PREFEITURA  DE  UBATUBA  INFORMA :

A Etec Paula Souza realiza um processo seletivo para professores para atuar na classe descentralizada em Ubatuba e para a unidade de Caraguatatuba. As inscrições são feitas de maneira online até o dia 7 de dezembro pelo site www.cps.sp.gov.br.

As vagas de Ubatuba são para habilitação em Administração, Recursos Humanos e Nutrição e Dietética; já para Caraguatatuba, as vagas são para Recursos Humanos e Gastronomia, além de Administração integrada ao Ensino Médio para lecionar disciplinas como matemática, química, história, artes e educação física.

Para se inscrever, basta seguir a sequência: clicar em Etec > Concursos > Etec > Processo Seletivo de Docentes Simplificado. É importante que o candidato leia atentamente o respectivo edital e preencha o formulário de inscrição.

A Etec ainda disponibilizou um link para consulta do candidato, que indica se tem ou não habilitação para ministrar aulas: https://crt.cps.sp.gov.br/.

O Processo Seletivo Simplificado contará com duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório, sendo a primeira o exame de Memorial Circunstanciado (Prova de Títulos) e a segunda a prova de Métodos Pedagógicos (Prova Objetiva de habilidades operacionais ou técnicas). A Prova de Métodos Pedagógicos consistirá na apresentação de uma aula, ministrada pelo candidato perante a Banca Examinadora, versando sobre os conteúdos do componente curricular.

O valor da hora–aula prestada é de R$ 21,40, correspondente ao Padrão I–A, da Escala Salarial – Professor de Ensino Médio e Técnico.





GOLEADA DO A.E R9 É O DESTAQUE DA QUARTA RODADA DA COPA WM MASTER 50TÃO 2023

 


Aconteceu no ultimo sábado, dia  25  de Novembro nos campos  da Estufa  2  e do Horto a quarta rodada da Copa WM Master 50tão - Troféu Desportivo Caiçara  2023  com destaque para a equipe do AE  R9 que goleou sem dó  equipe do EC Promirm, confira aqui todos os resultados desta rodada, assim como  a  Classificação Geral da COPA e  os principais artilheiros.







FONTE   :   TORRADOR TORRA    pagina via facebook





LAR VICENTINO DE UBATUBA ALERTA :

 



LUF - LIGA UBATUBENSE DE FUTEBOL CONVOCA PARA A ELEIKÇÃO DA NOVA DIRETORIA - TRIÊNIO 2024 / 2027

 

A   LUF -  Liga Ubatubense de Futebol Convoca  para a sua Assembleia  e  escolha da nova diretoria executiva para o Triênio   2024/ 2027  a se realizar dia 29/12, as 19 h e sua sede ...




Encerram-se dia 29 as inscrições para representantes da CMPOCT

 

O Conselho Municipal Dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais De Ubatuba está com inscrições abertas até o dia 29 de novembro, quarta-feira, para escolha de representantes da sociedade civil.

Inscrições devem ser efetuadas mediante o preenchimento do requerimento, bem como a entrega dos documentos exigidos no edital, na Secretaria de Assistência Social (Rua Paraná, 375, Centro), das 8h às 16h, ou por e-mail povosecomunidades.ubatuba@gmail.com.

A eleição será realizada no dia 11 de dezembro de 2023, segunda-feira, às 14h, na Sala Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, situada na Rua Gastão Madeira, nº 101, centro. Cada inscrito poderá optar por ser eleitor e candidato, ou apenas eleitor. E poderá votar em apenas um candidato que seja do mesmo segmento representado.

Serão eleitos nove representantes da sociedade civil titulares, e respectivos suplentes, conforme as seguintes divisões:

  1. a) dois representantes de povos indígenas de Ubatuba, e respectivos suplentes;
  2. b) dois representantes de comunidades remanescentes quilombolas de Ubatuba, e respectivos suplentes;
  3. c) dois representantes de núcleos e/ou comunidades caiçaras de Ubatuba, e respectivos suplentes;
  4. d) Três representantes de organizações da sociedade civil e/ou movimentos sociais que tenham em seus objetivos a promoção dos direitos e/ou o desenvolvimento sustentável dos povos originários e comunidades tradicionais e tenham atuação comprovada na promoção e defesa dos direitos e desenvolvimento sustentável dos povos originários e comunidades tradicionais de Ubatuba há pelo menos 2 (dois) anos, e respectivos suplentes.

  1. PREFEITURA   DE  UBATUBA SP

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

6 ª FESTA DO FANDANGO CAIÇARA - UBATUBA -SP- 2023

 










Candidatos reclamam nas redes sobre o concurso da prefeitura de Ubatuba, mas provas ocorreram em clima de tranquilidade

 




O primeiro dia do concurso da prefeitura de Ubatuba, realizado nesse domingo, dia 26, foi marcado pela tranquilidade, atrasos, perda de provas e reclamações nas redes sociais. A forma como os locais das provas foi distribuída gerou diversas reclamações, já que muitos dos candidatos tiveram de realiza-las em locais muito distante de onde moram, já que as definições levaram em conta outros critérios como ordem alfabética e cargos. Houve registro de pessoas que perderam a prova por questão de minutos.

Segundo alguns motoristas de aplicativos de transporte, vários passageiros tiveram dificuldades com os horários de ônibus e tiveram de usar mais de duas conduções para chegar aos locais do exame. Os portões foram fechados pontualmente as 9h, como determinava o edital do concurso.

Também foi possível constatar diversas reclamações pelas redes sociais de pessoas que garantem que fizeram o pagamento da taxa de inscrição dentro do prazo, mas que seus nomes não se encontravam nas listas disponíveis nas escolas e que, por esta razão, não puderam realizar a prova.

Sobre as reclamações, segundo informações veiculadas pela Rádio Costa Azul, a orientação da prefeitura é para que os candidatos que se sentiram prejudicados encaminhem os questionamentos à empresa responsável pela aplicação das provas, a Avança SP.

Apesar dos relatos, o que se viu nas proximidades das escolas onde as provas foram aplicadas foi um clima de tranquilidade, com as pessoas saindo tranquilamente levando consigo o caderno de questões para possível conferência posterior do gabarito, que ainda não teria sido divulgado.

No próximo domingo, dia 03 de dezembro, pouco mais de dois mil candidatos irão realizar as provas para os demais cargos previstos.


FONTE  :  https://ln21.com.br/noticia/22302/candidatos-reclamam-nas-redes-sobre-o-concurso-da-prefeitura-de-ubatuba-mas-provas-ocorreram-em-clima-de-tranquilidade

Justiça impõe imediata desocupação e demolição de casas no Morro do Fórum

 



Morro do Fórum, em Ubatuba — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Por g1 Vale do Paraíba e Região

 


Ação estava prevista para esta segunda-feira, mas foi adiada. Local é considerado uma área com alto risco de deslizamentos. Moradores temem não ter para onde ir.

Uma decisão da Justiça impõe imediata desocupação e demolição de casas no Morro do Fórum, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A medida é assinada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares.

"A imediata desocupação e demolição de todas as construções ilegais existentes no local é medida que se impõe a fim de salvaguardar a vida e integridade física dos ocupantes do terreno público conhecido por Núcleo do Morro do Fórum", diz trecho.

A desocupação da área estava prevista para esta segunda-feira (27), mas foi adiada - leia mais abaixo.


A decisão, da última sexta-feira (24), foi em resposta a um pedido da Defensoria Pública para prorrogar o prazo para desocupação da área, considerada de alto risco para deslizamentos de terras.

A medida estava agendada inicialmente para esta segunda-feira (27), mas ela não vai acontecer na data, segundo a Polícia Militar. A liderança do núcleo afirma que uma reunião com a Polícia Militar, Assistência Social, Conselho Tutelar e Defesa Civil será realizada sobre o caso.

A prefeitura informou que prepara uma ação para cumprir a decisão judicial. Segundo a administração, equipes do município e de policiais vão interditar a área entre segunda e terça-feira (28).

Atualmente, cerca de 180 famílias vivem no Morro do Fórum:

  • Segundo a Justiça, foram identificadas um total de 159 moradias, "dentre as quais 68 (43%) estão em contexto de risco muito alto, 85 (53%) moradias em risco médio e seis moradias em risco baixo".
  • O documento aponta que são 557 moradores no núcleo, sendo 238 em risco muito alto, 298 em risco médio e 21 em risco baixo.

A alternativa dada pela prefeitura é de levar os moradores emergencialmente ao Ginásio de Esportes, conhecido como Tubão.

Moradores do bairro em um dos protestos realizados em agosto — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Moradores do bairro em um dos protestos realizados em agosto — Foto: João Mota/TV Vanguarda

No fim de outubro, o Supremo Tribunal Federal derrubou uma liminar que suspendia a ação. Na decisão, o ministro Cristiano Zanin citou o risco de deslizamentos no local. Na última sexta, o Tribunal de Justiça negou pedido para adiar a desocupação e determinou o cumprimento com urgência.

Uma preocupação da Justiça era de que os moradores fossem retirados do local antes da época de chuvas, quando o risco de deslizamentos é maior.

O Morro do Fórum fica em uma área no bairro Estufa 2 e é considerada pela Defesa Civil uma área de risco. A situação das casas na região é irregular. Segundo a liderança da área, 173 famílias vivem no Morro do Fórum, sendo:

  • 133 crianças;
  • 50 idosos;
  • Oito pessoas com deficiência;
  • Mais de 100 animais.

Moradores do Estufa 2 recebem ordem de desocupação das moradias no Morro do Fórum em Ubatuba — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

Moradores do Estufa 2 recebem ordem de desocupação das moradias no Morro do Fórum em Ubatuba — Foto: Reprodução/ TV Vanguarda

Segundo a decisão do Tribunal de Justiça, o local é uma área pública que não pode ser regularizada como moradia e isso permite que a prefeitura realize as demolições na área.

Os moradores do Morro do Fórum contestam a decisão e dizem que não foram notificados com antecedência, apenas receberam o aviso de que deveriam deixar as casas.

Eles realizaram protestos nos últimos meses e cobram auxílio das autoridades.


FONTE :  https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/