sexta-feira, 8 de março de 2024

CHUVA DERRUBA A PONTE DO BAIRRO DA FOLHA SECA E DEIXA MORADORES ILHADOS


Estrutura da ponte é levada pela força das águas do rio

As fortes chuvas que atingem Ubatuba provocaram o desabamento da ponte que cruza a estrada da Folha Seca e dá acesso ao bairro de mesmo nome, deixando os moradores ilhados. A estrutura veio abaixo no final da tarde de quinta-feira (7).


Em Ubatuba, a Defesa Civil do Estado registrou acumulado de 83 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que causou alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores e de muros. Caraguatatuba registrou 52 mm. As chuvas vêm castigando o Litoral Norte.

Com a queda da ponte, em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver moradores se arriscando contra a correnteza para atravessar o rio.

"Com as fortes chuvas que atingiram o município de Ubatuba, a ponte que liga a SP-55 à comunidade Folhas Secas foi destruída. O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil do estado, fará a reconstrução definitiva da ponte estrutural. Nos próximos dias o Exército fará a montagem de uma ponte provisória no local", informou a Defesa Civil.

RECLAMAÇÃO.

Segundo moradores, a estrutura da ponte da Folha Seca é alvo de reclamações há tempos. Diversos requerimentos pedindo melhorias já foram encaminhados para a prefeitura.

A ponte também foi alvo de abaixo assinado on-line. No texto que acompanha a petição, em novembro de 2023, o autor apontava a possibilidade de queda e isolamento do bairro.

“A ponte que liga nosso bairro a serviços básicos como escola, supermercado, estrada, farmácia e outros está quase caindo. Estamos à beira do isolamento total. Não tem como atravessar. A ponte é a única forma de saída e entrada do bairro. Se ela cair ou se tornar intransitável por qualquer motivo, estaremos presos aqui sem acesso aos serviços básicos de que precisamos para viver”, diz texto da petição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário