terça-feira, 7 de março de 2023

Ervário Caiçara promove atividade sobre uso das plantas medicinais em Ubatuba (SP)

 

Ervário promove vivência sobre plantas medicinais — Foto: Divulgação/Ervário

Por Thaís Pimenta, Terra da Gente


Se você é um amante do uso milenar das plantas medicinais, não pode perder a oportunidade de conhecer o quintal do Ervário Caiçara, que fica em Ubatuba, no litoral de São Paulo.

Em uma vivência sensorial, Denise Luiz, naturalista e erveira vai compartilhar um pouco do seu conhecimento da medicina tradicional do povo caiçara, que durante muito tempo só tinha como opção os remédios oferecidos pela mata. O encontro vai ser realizado na próxima quintas-feira , dia 9, e no sábado, 18 de março.

Com quase 300 espécies de plantas, o espaço abriga um verdadeiro tesouro de ervas e raízes cultivadas com funções terapêuticas que podem trazer uma série de benefícios à saúde.

Denise Luiz é caiçara e mantém espaço coo uma forma de resgatar conhecimentos sobre plantas medicinais  — Foto: Divulgação/Ervário

Denise Luiz é caiçara e mantém espaço coo uma forma de resgatar conhecimentos sobre plantas medicinais — Foto: Divulgação/Ervário

Durante o evento, os participantes poderão fazer um passeio pelas trilhas do ervário, conhecendo as espécies cultivadas, espontâneas, exóticas e principalmente as nativas, ou seja, as brasileiras.

“Vai ser uma experiência sensorial. Os participantes vão caminhar pelo quintal do ervário onde vão poder tocar, cheirar ou até experimentar algumas plantas que podem ter sabores ácidos que podem ser incluídos em pratos do nosso dia a dia”, destaca ela.

Visitante vai poder rocar, cheirar e experimentar espécies da flora — Foto: Divulgação/Ervário

Visitante vai poder rocar, cheirar e experimentar espécies da flora — Foto: Divulgação/Ervário

A especialista conta ainda que vai mostrar como identificar algumas plantas e ensinar sobre espécies que aliviam dores articulares, melhoram a imunidade, amenizam problemas renais, retenção de líquidos e falta de libido.

“Vou selecionar cerca de 30 espécies de plantas dentre as mais de 300 disponíveis no ervário, escolhendo aquelas que atuam em diferentes funções terapêuticas para enriquecer o conhecimento dos participantes”, conta.

Visitantes vão poder caminhar pelas trilhas para conhecer espécies com benefícios variados  — Foto: Divulgação/Ervário

Visitantes vão poder caminhar pelas trilhas para conhecer espécies com benefícios variados — Foto: Divulgação/Ervário

Além disso, ao longo das explicações, a caiçara vai dar sugestões de receitas simples para diferentes problemas de saúde. “Por exemplo, a carobinha é uma planta nativa que pouca gente conhece. Ela tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, sendo útil para ajudar na eliminação de líquidos do corpo e aliviar a inflamação. Nesse caso, o ideal para amenizar o problema seria fazendo uma receita de chá”, explica a ervaria.

Já a erva-baleeira, é utilizada para aliviar dores musculares, inflamações e dores articulares. Seu uso é mais comum e funcional como pomada caseira.

“É bem simples de fazer, nesse caso, basta extrair os princípios ativos da planta através de um processo de maceração em uma base oleosa, geralmente azeite de oliva ou qualquer outro de qualidade além de cera de abelha para dar consistência à pomada. Quando a gente aquece esses ingredientes, a planta libera seus óleos essenciais e terapêuticos”, detalha a idealizadora do Ervário Caiçara.

Preparo de receita medicinal com folhas naturais — Foto: Divulgação/Ervário

Preparo de receita medicinal com folhas naturais — Foto: Divulgação/Ervário

O encontro é uma chance de descobrir o incrível mundo das plantas medicinais e como cuidar da sua saúde de forma natural, resgatando a origem e conhecimentos utilizados em uma época em que os únicos remédios disponíveis eram encontrados na farmácia da mata.

Para participar do evento, basta entrar em contato com o Ervário Caiçara por telefone no número (12)99763-9436. As inscrições custam R$30 e o local fica na estrada Pedra da Cruz 140, no sertão do Ubatumirim, em Ubatuba (SP).

Evento será realizado no Ervário Caiçara, em Ubatuba (SP) — Foto: Divulgação/Ervário

Evento será realizado no Ervário Caiçara, em Ubatuba (SP) — Foto: Divulgação/Ervário

Milenar e medicinal

Conheça algumas plantas medicinais pouco usadas no Brasil, mas que possuem funções terapêuticas incríveis e que podem ser usadas no nosso dia a dia.

  • Carobinha - Tem propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, sendo útil para ajudar na eliminação de líquidos do corpo e aliviar a inflamação.
  • Erva-baleeira - Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo utilizada no tratamento de dores musculares e inflamações em geral.
  • Erva-moura - Tem propriedades antiespasmódicas e sedativas, sendo útil para aliviar espasmos musculares e promover o relaxamento.
  • Guaco - Possui propriedades antiasmáticas, expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicada para o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e a bronquite.
  • Jaborandi-mirim - Tem propriedades estimulantes e sudoríferas, sendo útil para estimular a produção de suor e ajudar na eliminação de toxinas do corpo.
  • Malva-rosa - Tem propriedades anti-inflamatórias e emolientes, sendo útil para aliviar a inflamação e suavizar a pele.
  • Pata-de-vaca - Tem propriedades hipoglicemiantes e diuréticas, sendo útil para regular o açúcar no sangue e ajudar na eliminação de líquidos do corpo.
  • Pau-de-cabinda - Tem propriedades afrodisíacas e estimulantes, sendo útil para aumentar a libido e a energia física e mental.
  • Quebra-pedra - Tem propriedades diuréticas e antiespasmódicas, sendo útil para ajudar na eliminação de pedras nos rins e aliviar espasmos musculares.

Receitas medicinais simples

Essas ervas mencionadas tem um alto poder medicinal por possuir propriedades que podem ser absorvidas pelo nosso organismo por forma de chá, ou até aplicando direto no corpo, em caso de ferimentos e alergias. Por isso, a erveira deu dicas de como usar a erva-baleeira, utilizada para aliviar dores musculares, inflamações e dores articulares.

Erva-baleeira é usada para torções, torcicolos e também para relaxar a musculatura. — Foto: Vanderlei Duarte/TG

Erva-baleeira é usada para torções, torcicolos e também para relaxar a musculatura. — Foto: Vanderlei Duarte/TG

Pomada de erva-baleeira

Ingredientes:

  • 50g de folhas secas ou naturais de erva-baleeira
  • 200g de azeite ou óleo de amêndoas, óleo de coco ou qualquer outra gordura vegetal de boa qualidade.
  • 2 colheres de cera de abelha

Modo de preparo:

  1. Triture as folhas secas de erva-baleeira até que fiquem bem finas recém-colhidas ou secas (use as mãos para picar e fazer a maceração das folhas);
  2. Em uma panela leve ao fogo a gordura vegetal junto com a cera de abelha até que os ingredientes aqueçam. Depois, adicione a erva;
  3. Quando a mistura levantar fervura, desligue o fogo;
  4. Coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar
  5. A consistência ficará sólida e cremosa.

Indicação: Aplicar nas áreas afetadas duas vezes ao dia, massageando suavemente até que seja absorvida pela pele.

Chás possuem funções medicinais e auxiliam no tratamento de doenças — Foto: Divulgação

Chás possuem funções medicinais e auxiliam no tratamento de doenças — Foto: Divulgação

Receita de chá de carobinha:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de carobinha
  • 1 xícara de água

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela;
  2. Adicione as folhas secas de carobinha na água fervente;
  3. Deixe a mistura ferver por 5 minutos;
  4. Retire do fogo e deixe descansar por mais 5 minutos;
  5. Coe o chá e sirva.

Indicação: Beba o chá de carobinha até três vezes ao dia. Ele é útil para ajudar na eliminação de líquidos do corpo, aliviar inflamações e estimular a digestão.

O jesuíta Padre Anchieta descreveu diversas plantas e o uso medicinal delas de acordo com os indígenas — Foto: TG

O jesuíta Padre Anchieta descreveu diversas plantas e o uso medicinal delas de acordo com os indígenas — Foto: TG

Alerta sobre uso

Vale reforçar que embora muitas plantas possam ter propriedades medicinais benéficas, elas também podem apresentar riscos se usadas incorretamente ou em excesso.

Portanto, antes de utilizar as plantas ou raízes, é importante consultar um profissional qualificado como a Denise que é especialista em ervas ou ainda um fitoterapeuta, que possa orientar sobre as propriedades medicinais da planta, as dosagens adequadas e os possíveis riscos e efeitos colaterais.



FONTE................   https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/




Nenhum comentário:

Postar um comentário