A subutilização e degradação da vasta área do Horto Florestal pode fazer com que Ubatuba perca a concessão daquele espaço por não ter cumprido contrapartidas de acordo firmado entre o município e o Governo estadual, em 2018. A informação foi dada pelo vereador Adão Pereira, um dos que participaram das tratativas para a municipalização do local.
Pereira esclareceu que, “no contrato de permissão de uso, o Estado pediu algumas contrapartidas à Prefeitura , coisas simples, que seria apenas cercar a área, colocar vigias, mas nada foi feito até agora. Com isso, estamos correndo o risco até de perder a área de novo para o Estado, uma grande área ali. Fizemos nossa parte como vereador e temos que agradecer muito a gestora do Horto, a Sílvia, foi ela quem mostrou todos os caminhos e me acompanhou em Taubaté, em Pinda, na CAT, para que pudéssemos concluir a concessão”, enfatizou, durante uso da palavra em recente sessão ordinária.
Segundo informações, o planejamento para aquele espaço previa um uso multi-setorial envolvendo as Secretaria de Urbanismo, Defensoria Pública, Educação, Saúde.
De acordo com o presidente da Câmara, Eugênio Zwilbelberg, por falta de recursos da prefeitura, "procurou-se naquele momento fazer uma parceria público-privada, fazendo-se a concessão a uma entidade- o Instituto Dialeto – que se propõs a construir ali , junto com o arquiteto Ciro Pirondi, um projeto chamado Memória para o Futuro – um projetro sem custo nenhum para o Municipio, totalmente custeado pela iniciativa privada, mas precisava fazer a alteração de uma das cláusulas do contrato de permissão de uso”, disse.
Segundo ele, “seria uma espécie de museu da memória caiçara, teria salas de aula, um centro tecnológico para formação de jovens do Municipio, onde entra uma outra lei que aprovamos aqui, da Intgeligência Criativa e havia também ali a implantação do Centro de Informações Turísticas que faria aquele conglomerado funcionar proativamente para o Municipio”.
O projeto, no entanto, até agora, não saiu do papel.
FONTE.. https://ln21.com.br/noticia/11440/ubatuba-pode-perder-concessao-da-area-do-horto
Nenhum comentário:
Postar um comentário