Quem é da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte sabe que as obras dos contornos da Tamoios geram uma grande expectativa para a sua conclusão, e segundo o diretor-presidente da Concessionária, Luis Felipe Neves, o acesso pela rodovia até a cidade de Ubatuba será entregue em dezembro de 2023.
Luis Felipe afirmou esta informação com exclusividade ao Portal SP RIO+, no Podcast Talk+ desta segunda (13)
De acordo com o diretor, por contrato, as obras deveriam ser finalizadas no segundo semestre de 2024, mas o Estado estimulou a liberação parcial, especificamente o trecho norte, dos contornos que dão acesso para Ubatuba.
No local, as obras estão praticamente concluídas, restando apenas serviços nos túneis e algumas tratativas com o Corpo de Bombeiros. Esta comunicação deve-se, principalmente, à necessidade de haver uma licença de operação.
Como a entrega será parcial, certos pontos ainda deverão ser colocados em prática no futuro: “Em vez de ter uma visualização interna do túnel com câmeras, iremos fazer a comunicação visual com pessoas, então será necessário ter equipamentos e pessoas adicionais para este acesso“, disse Luis.
É importante destacar que durante a madrugada os túneis serão fechados para a continuação das obras.
Tráfego mais fluido
Sobretudo, esta entrega, mesmo que parcial, deve melhorar o fluxo e dar mais fluidez ao tráfego de veículos com sentido às cidades do Litoral Norte.
“Quem descia a Tamoios com destino para São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba chegavam sempre no mesmo ponto, e no período de verão isso realmente virava um estrangulamento enorme. Com a alça do acesso dos contornos sentido Norte, a gente poderá pegar boa parte do tráfego e já destinar para Ubatuba. Isso vai ser muito relevante para o usuário“, disse o diretor.
De acordo com Luis Felipe, o trecho estará disponível para trafegar a partir do final de dezembro deste ano.
Já a parte restante das obras dos contornos está prevista para ser finalizada conforme o contrato, que prevê a conclusão no segundo semestre do ano que vem.
Aliás, o processo, ao todo, envolve um investimento de cerca de R$2 bilhões, com recursos de aporte do Governo do Estado de São Paulo.
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