Ubatuba é celeiro de grandes talentos no esporte, como o bi-campeão mundial de surfe Filipe Toledo e as medalhistas do Pan-Americano Aline Adisaka e Ana Vieira. A cidade também possui um destaque no atletismo, com apenas 17 anos a atleta Mitcy Saraiva Santos acumula 18 pódios e neste ano foi campeã nacional do salto em distância.
Com seis anos de carreira, Miticy conta que conheceu o atletismo quando tinha 11 anos no JORE (campeonato municipal Ubatuba). “Eu tinha muito receio de participar das provas de corrida, eu sempre me achei mais lenta do que as outras meninas. Então meu professor de educação física me inscreveu no salto em distância. Lembro que algumas semanas antes do campeonato ele me ensinou o básico do salto, e me fez saltar pela primeira vez no parquinho da escola, onde o chão era de areia. Me lembro que nesse campeonato eu me apaixonei pelo atletismo”, explica.
A atleta conta que pensou em desistir do esporte por conta das dificuldades de locomoção e da falta de incentivo da administração pública.
“Moro longe de onde eu treinava e meus pais não podiam me levar de carro, então eu tinha que andar 12 km de bicicleta, três vezes por semana. Com algum tempo eu comecei a me destacar nas provas de pista e meu técnico começou a me levar para competir nos campeonatos do Vale do Paraíba. Eu adorava competir, eu treinava, fazia aquele esforço e a prefeitura de Ubatuba custava a colaborar com a condução, alimentação para os campeonatos, equipamentos para treinamento e até com a infraestrutura do local onde eu treinava, até hoje eles não devolveram o estádio do Perequê-Açu. Depois disso, a equipe que já tinha que lutar para treinar se dissolveu quase que completamente”, diz.
Atualmente a jovem treina menos por conta dos estudos, mas disputa ocasionalmente com a equipe de São Paulo. “Eu pretendo estudar para o vestibular daqui em diante, mas sempre que eu for convocada estarei disposta a defender a minha cidade e o meu estado”, conta.
: Arquivo pessoal
Radio Costa Azul FM 103. 1 - Ubatuba SP
via facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário