Para preservar a cultura do Fandango e manter vivo o ofício de fazer os instrumentos musicais dessa tradição, será realizada gratuitamente uma “Oficina para Construção de Machete Caiçara”, desenvolvida com recurso da Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
A iniciativa, promovida pelo oficineiro Roberto Ferrero, terá sua primeira turma durante o mês de maio deste ano. Quando os alunos irão se reunir em oito encontros, no Centro Cultural Araponga (Rua Hans Staden, 164 ), terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, para confeccionar cinco machetes – um instrumento de cordas feito de madeira, bastante utilizado por fandangueiros, por ser mais simples e menor que a viola.
“Essa primeira turma será fechada somente para integrantes dos grupos de Fandango da nossa cidade – inclusive já preenchemos as vagas. O objetivo é que eles construam instrumentos que possam ser tocados por seus grupos. No total, cerca de 15 pessoas devem participar”, explicou Ferrero, lembrando que uma segunda turma já está agendada para o mês de julho e desta vez será aberta para toda a população.
“Com a segunda turma queremos atrair os jovens da cidade, para ajudarem a dar continuidade a tradição do Fandango Caiçara”, concluiu Ferrero, que desde 2017 ensina a confecção de instrumentos em Ubatuba, seja em aulas particulares e também em projetos da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Para participar da segunda turma da “Oficina para Construção de Machete Caiçara”, inscreva-se de maneira gratuita pelo telefone (12) 99737-0619 – fale com Roberto Ferrero.
FUNDART UBATUBA SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário