quarta-feira, 10 de abril de 2024

Ubatuba quer aumentar a segurança dos banhistas com o programa “Praia Segura”

 

Cidade, que é a mais visitada por turistas no Litoral Norte Paulista, quer substituir a Operação Verão, realizada pelo Estado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, pelo programa  “Praia Segura”, com aumento do efetivo para atender banhistas o ano inteiro; as discussões já foram iniciadas com os bombeiros 

 

A prefeitura de Ubatuba, no Litoral Norte Paulista, quer ampliar o número de guarda-vidas em suas praias. A ideia da prefeitura é criar um programa “Praia Segura”, ampliando o efetivo nas praias ao longo de todo o ano e não apenas, na temporada de verão, como tem sido comum em todas as cidades da região. 

 

Ubatuba é a cidade do Litoral Norte Paulista com o maior número de praias. A cidade com 92.981 habitantes e  mais de 100 kms de costa, possui oficialmente  102 praias. O município é o que mais recebe turistas ao longo de todo o ano. Extraoficialmente, a Praia Grande, uma das mais visitadas da cidade, recebe em média 25 mil banhistas por dia em feriados prolongados. 

 

Atualmente, 38 guardas vidas fazem a segurança das praias. Na temporada de verão, houve um reforço de 40 guardas vidas temporários contratados pela prefeitura e outros 30 contratados pelo Estado. O Estado contratou 112 guardas vidas temporários para toda a região no verão 2023/24;as quatro prefeituras, contrataram 140 salva vidas temporários.

 

Um balanço das ocorrências registradas nas cidades do Litoral Norte Paulista na última Operação Verão divulgado pelo GBMar(Grupamento de Bombeiros Marítimos), que é responsável pela proteção aos banhistas nas praias paulistas, comprova que é preciso ampliar o número de salva-vidas em Ubatuba. 

 

A cidade de Ubatuba registrou durante a operação Verão, um total de 516 salvamentos e seis mortes por afogamento. Em São Sebastião, no mesmo período, foram 514 salvamentos e um óbito; em Caraguatatuba, 33 salvamentos; e, em Ilhabela, 20 salvamentos. Caraguatatuba e Ilhabela não registraram mortes por afogamento no período. 

FONTE :  noticiasdaspraias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário