Desde o último sábado (01), a Polícia Ambiental de São Paulo realiza um série de ações em todo o Estado, em prol da coletividade, em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As ações perduram até a próxima sexta (07), com atividades de educação ambiental, palestras, plantios e doações de mudas, bem como ações de fiscalização e saturação em unidades de conservação e pontos específicos, combatendo as infrações e crimes ambientais.
A operação tem como foco desenvolver o policiamento ambiental voltado à proteção dos recursos naturais, combatendo ainda mais ocorrências de queimadas, pesca ilegal e predatória, desmatamento, garimpagem, caça e tráfico de animais silvestres, além do tráfico de drogas e o porte de arma de fogo ilegal.
Além disso, hoje, dia 05 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Celebrada anualmente, a data foi criada em 1972 pelo Organização das Ações Unidas, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais.
Por meio da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3°BPAmb, o Policiamento Ambiental de SP atua nas águas de todo o litoral Paulista, fiscalizando a Pesca, bem como o Transporte, Armazenamento, Beneficiamento e a Venda de pescado, sobretudo no interior das Unidades de Conservação, Áreas de Proteção, Parques e outros locais de preservação ambiental.
Desde o início das ações da Semana do Meio Ambiente, além de saturações nestes locais, dezenas de abordagens e fiscalizações, a unidade especializada em |Policiamento Marítimo realizou também palestras com os temas: “A importância do Policiamento Ambiental na verdadeira preservação dos oceanos – Contexto da segurança alimentar e preservação da espécie humana”.
Cabe destacar que nesta data, também são comemorados o Dia de Ecologia, Dia da Reciclagem e Dia internacional da luta contra a pesca ilegal. Ou seja, hoje é uma data para refletirmos sobre nossas ações, para garantirmos os recursos naturais para os presentes e futuras gerações, missões essas que a Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima é engajada diuturnamente, não apenas com ações operacionais, mas com educação ambiental e social, realizando a correta destinação dos pescados apreendidos em ilícitos, os quais são doados aos fundos sociais e instituições filantrópicas, beneficiando milhares de famílias carentes e em situação de risco por ano, e descartando os que são constatados impróprios para o consumo humano, colaborando com a saúde alimentar humana.
A unidade colabora também com a sustentabilidade, realizando a correta destinação das redes de pesca e demais petrechos apreendidos, os quais são encaminhados para reciclagem e produção de novos produtos utilizando a matéria prima.
Nos últimos cinco anos, por exemplo, a unidade destinou para reciclagem, quase 300 quilômetros de redes de pesca, fora outras centenas de petrechos de pesca utilizados em infrações e crimes ambientais. No mesmo período, foram doadas 400 toneladas de pescado em condições para o consumo humano, para os órgãos beneficentes cadastrados.
Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, cuidando da segurança alimentar do povo paulista em todos os lugares.
Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3º BPAmb
PUBLICDO ANTES NO SITE : tamoionews.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário