quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

COM O OURIÇO DO MAR TODO CUIDADO É POUCO

 



Esta é uma informação de utilidade pública, um alerta de segurança feito por nossos amigos Guarda Vidas de Ubatuba @bombeirosubatuba, em especial sobre os ouriços.
Um em cada mil acidentes em cidades litorâneas é causado por animais marinhos. Entre os animais que mais causam esses acidentes estão os ouriços do mar. Normalmente eles ficam bem perto das pedras. Eles têm o formato arredondado, em geral da cor marrom, e são totalmente cobertos por espinhos, ás vezes os espinhos são cheios de veneno.

Os acidentes acontecem com frequência quando o banhista andando na água pela costeira sobre as pedras pisa nele. Os espinhos com veneno penetram na pele dando uma dor intensa. Em alguns casos, podem também dar sintomas mais graves como dificuldade para respirar, taquicardia, náuseas ou vômitos.
***O que fazer em caso de acidentes***
1. Remova os espinhos, de preferência com uma pinça. Se não conseguir fazer sozinho, peça ajuda para alguém. Se estiver difícil, vá ao hospital. Tenha certeza de que TODOS os espinhos foram removidos, para evitar o contato mais prolongado com o veneno.
2. O veneno é pouco resistente a temperaturas altas. Por isso, para atenuar a dor, mergulhe o membro afetado em água limpa bem quente, por pelo menos 30-60 minutos.






3. Depois da remoção dos espinhos e da atenuação da dor, lave a lesão com água e sabão para evitar infecção.
4. Procure orientação médica para avaliar a necessidade de antibióticos e/ou analgésicos. Certifique-se que sua vacina antitetânica está em dia.
5. Em caso de sintomas como dificuldade para respirar, taquicardia, náuseas ou vômitos, vá ao Pronto Socorro imediatamente.
Leiam mais sobre nossa cidade, acessem www.curiosidadesdeubatuba.com.br e visitem Ubatuba o ano todo!!
Se liga: Visite Ubatuba o ano todo, mas preserve a natureza local, cuide de seu lixo e respeite os animais silvestres, não tire nada além de fotos.


FONTE..........      Curiosidadesdeubatuba  pagina via
facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário