Texto de Fernanda Veiga
Cuidar da saúde mental é fundamental para desfrutar de uma vida equilibrada e saudável. Por isso nasceu a campanha Janeiro Branco, que busca conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar das emoções.
As praias são terapêuticas, de acordo com a psicóloga Tove-Marie Tognolli. “A vastidão do mar convida à contemplação e à paz interior, proporcionando um alívio natural para o estresse”, explica ela.
De fato, profissionais da saúde reforçam que as praias podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde mental. Por exemplo, o contato com a natureza, a luz solar, a brisa do mar e a prática de atividades físicas podem ajudar em quadros de ansiedade, depressão e outros.
O contato com a areia ou a água pode reduzir o estresse, promover a sensação de relaxamento e bem-estar. Além disso, a praia é muitas vezes associada a momentos de lazer, descanso e diversão, o que pode contribuir para a melhoria do estado geral.
Como cuidar da saúde mental
1. Autoconhecimento: Tire um tempo para refletir sobre suas emoções, pensamentos e necessidades. Conhecer a si mesmo é fundamental para cuidar da saúde mental. Uma boa saúde mental contribui para relacionamentos interpessoais mais saudáveis, permitindo uma conexão mais autêntica com os outros.
2. Busque apoio: Não tenha medo de pedir ajuda. Converse com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental se estiver enfrentando desafios emocionais.
3. Pratique o autocuidado: Dedique um tempo para cuidar de si mesmo. Isso pode incluir atividades que trazem prazer, como ler, meditar, bem como exercícios físicos, ou simplesmente descansar.
4. Estabeleça limites saudáveis: Aprenda a dizer “não” quando necessário. Respeitar seus limites ajuda a manter um equilíbrio emocional.
5. Conecte-se com a natureza: Aproveite o poder terapêutico do contato com a natureza. Se possível, passe um tempo diariamente observando o mar. Uma mente saudável pode melhorar a capacidade de concentração, tomada de decisões e resolução de problemas.
FONTE : NOVAIMPRENSA.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário