O Procon de Ubatuba, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, passou a realizar audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores, com o intuito de intermediar a realização de um acordo amigável entre as partes. O novo serviço é uma prática comum, que foi iniciada na última semana na unidade do município.
A diretora do Procon de Ubatuba, Alana Leite, explica que as audiências de conciliação são alternativas importantes para agilizar as ações e solucionar as reclamações. “É um processo que antecede a judicialização e que agora será realizado semanalmente. Após a primeira fase dos trâmites, não havendo resolução da demanda apresentada pelo consumidor, iniciamos os preparativos para a audiência, que nada mais é que uma conversa entre as partes, mediada pelo Procon, para tentarmos uma solução amigável. Caso haja acordo, o processo administrativo é encerrado. Não havendo acordo, ou não sendo ele cumprido, o consumidor deverá judicializar o caso, ou seja, buscar um advogado ou procurar o Juizado Especial”, detalhou Alana, ressaltando ainda que a medida ampliará os atendimentos do órgão.
Quatro audiências foram conduzidas na sexta-feira, dia 30, outras quatro já estão agendadas para esta semana e a expectativa da equipe é aumentar ainda mais a demanda. As reuniões são realizadas na sede do Procon, que se localiza no Poupatempo, na rua Professor Thomaz Galhardo, 1172 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-7116.
Qualquer cidadão pode procurar o Procon quando tiver problemas envolvendo uma relação de consumo.
PREFEITURA DE UBATUBA SP
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