Ubatuba foi o cenário de lançamento do Projeto Mar é Cultura e a inauguração da sede institucional da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo (AMESP), na Barra da Lagoa. O projeto realizado pela associação com apoio da Petrobras Socioambiental tem a expectativa de incentivar o turismo de base comunitária em áreas marinhas, a partir de cursos de capacitação de produção de espécies, divulgação da maricultura e seus produtos e educação ambiental.
“Queremos apresentar para o mundo a maricultura que existe no Estado de São Paulo, que produz alimentos saudáveis, em parceria com o meio ambiente e com as comunidades, mostrar pros órgãos públicos o potencial de produção de alimento e renda dessa atividade, atrair investimentos e políticas públicas”, explica a coordenadora.
O evento de lançamento, em setembro, reuniu maricultores dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela – Áreas de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN). Foi uma festa de confraternização, na qual os convidados puderam apreciar um rico cardápio elaborado com alimentos de maricultores e produtores locais, além de uma apresentação musical do grupo Fandango Ciranda Caiçara.
Ações do Projeto
“A gente quis trazer, nesse momento de confraternização, uma variedade ampla de frutos do mar. Servimos caldinho de bijupirá, bolinho de mexilhão, bolinho de arraia, vinagrete de mexilhão, lambe-lambe, ostra, vieira, guacamole com mexilhão, maionese de alga, flan de alga com cacau e para os vegetarianos, o quibe e a coxinha de jaca. Os produtos da maricultura vieram da fazenda marinha da Cocanha (Caraguatatuba), da fazenda marinha Itapema (Ilhabela), da Comunidade da Barra Seca (Ubatuba), da fazenda Saco Grande (Ubatuba), do cultivo Algastech (Ubatuba), além de produtos da Rede Agroecológica de Ubatuba”, contou o produtor de vieiras Lucas de Castro Navarro, que também foi presidente da associação e hoje atua com agente local do Projeto Mar é Cultura.
Casa dos maricultores
O presidente da AMESP, Juliano Mathion, comemora a inauguração da sede da associação, que já tem 24 anos de história, mas nunca teve uma base física. “Ubatuba abriga a maioria dos maricultores do Estado e os associados daqui são os que historicamente mais se envolveram com a AMESP, por isso escolhemos abrir a sede aqui. A sede será a base do Projeto Mar é Cultura e também estará sempre de portas abertas, em horário comercial, para receber qualquer associado e público em geral que se interesse pela maricultura”, afirma Mathion.
“O Projeto Mar é Cultura veio para trazer ânimo para os maricultores. Pela primeira vez a gente tem um grande projeto acontecendo na nossa atividade aqui no nosso Estado. E a sede é uma realização inédita e histórica para a AMESP”, celebra o presidente.
Serviço
Sede da AMESP: Avenida Professor Chico Santos, 326, Barra da Lagoa, Ubatuba-SP
Contatos: (12) 99725-8394 / comunicacao.amesp@gmail.com
Site: www.amespmaricultura.org.br
Redes sociais: @amesp.maricultura (Instagram) / @projetomarecultura (Instagram) amesp.maricultores (Facebook) / Projeto Mar é Cultura (Facebook)
Nenhum comentário:
Postar um comentário